OAB Piauí celebra legado de Esperança Garcia com inauguração da primeira estátua em sua homenagem no Brasil
Monumento em Oeiras representa a coragem da primeira Advogada brasileira, reconhecida oficialmente em 2022 pela OABNa terça-feira (23/01), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, e a Subseção de Oeiras marcaram um capítulo histórico ao inaugurar a primeira estátua em homenagem à Esperança Garcia no Brasil. Reconhecida como a primeira Advogada brasileira, Esperança Garcia desafiou as normas do século 18 ao redigir uma carta ao governador da província em busca de seus direitos, tornando-se uma figura emblemática da luta por justiça e igualdade.

A imponente estátua, erguida no Fórum da Comarca de Oeiras, simboliza a resiliência e determinação que permearam a vida de Esperança. A inauguração é mais do que um ato de reconhecimento; é uma celebração da coragem que transcende gerações, um tributo à pioneira que desafiou as adversidades de sua época.
A vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas, destacou durante a solenidade a importância de Esperança Garcia como um farol inspirador. "Esperança Garcia permanecerá como um símbolo duradouro da força da esperança e do poder transformador de indivíduos que se atrevem a ser pioneiros em sua busca por equidade."

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Governador do Piauí, Rafael Fonteles, o Senador do Piauí, Marcelo Castro, a vice-presidente da CAAPI, Dalva Fernandes, e o Presidente da Subseção de Oeiras, Fidelman Fontes. Representantes dos Poderes Estadual e Municipal de Oeiras também estiveram presentes, testemunhando este marco significativo na história da advocacia e da igualdade de gênero no Brasil.
A estátua de Esperança Garcia agora permanece como um testemunho vivo da força da esperança e como um lembrete da importância de desafiar as adversidades em busca de um mundo mais justo. Seu legado continua a inspirar gerações, e a inauguração desta estátua é um passo significativo para manter viva a memória da pioneira que ousou alçar sua voz em tempos desafiadores.
Fonte: JTNEWS com informações da OAB PIAUÍ
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Porto Piauí terá mais R$ 7 bi em investimentos até 2030, afirma ministro Silvio Costa Filho
-
Segurança Pública Empresário condenado por estuprar o próprio filho em Teresina está foragido há 1 ano
-
Segurança Pública DRACO prende mais de 10 membros do Bonde dos 40 no Residencial Torquato Neto
-
Segurança Pública Caminhoneiro embriagado e com antecedentes criminais é preso em Campo Maior
-
Política Sílvio Mendes insiste em discurso de "rombo bilionário" para tentar justificar inércia na administração municipal
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Piauí TCE-PI suspende concorrência pública em Pimenteiras por irregularidades em edital
-
Piauí Prefeitura de Luzilândia destina mais de R$ 2,5 milhões para combustível enquanto população enfrenta problemas básicos
-
Segurança Pública Policiais civis cobram voz no Pacto pela Ordem e denunciam exclusão do governo do Piauí
-
Geral Prefeitura de Piripiri paga mais que o dobro por show de Felipe Amorim em comparação com Campo Maior
-
Justiça Justiça condena Caixa Seguradora por venda casada de seguro em contrato de empréstimo consignado