OAB-PI repudia atitude discriminatória de advogado envolvendo governadora Regina Sousa

Conforme a OAB-PI, todo e qualquer ato de intolerância religiosa deve ser 'combatido, investigado e que devem ser aplicadas as punições cabíveis'

Nesta sexta-feira (08/07), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso envolvendo racismo de cunho religioso cometido por um advogado em um grupo da OAB-Piauí contra a governadora Regina Sousa.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSgovernadora Regina Sousa (PT)
governadora Regina Sousa (PT)

O advogado Ralisson Amorim Santiago compartilhou o link de uma matéria junto ao comentário “Tia da macumba” no último dia 4 de julho, após Regina Sousa aprovar o Dia dos Sacerdotes de Religiões de Matriz Africana.

"A Ordem, como instituição atuante na defesa pelos direitos sociais, não compactua com a postura de advogadas e advogados que emitem falas que podem ser consideradas preconceituosas e ações de intolerância religiosa", diz trecho da nota.

Confira a nota na íntegra

"A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, vem a público repudiar qualquer tipo de fala ou atitude discriminatória que envolva a liberdade de crença, culto e religião.

A Ordem, como instituição atuante na defesa pelos direitos sociais, não compactua com a postura de advogadas e advogados que emitem falas que podem ser consideradas preconceituosas e ações de intolerância religiosa.

Nos grupos de WhatsApp oficiais da OAB Piauí nunca houve, nem foi tolerado, nenhum tipo de manifestação discriminatória.

A OAB Piauí possui cerca de vinte mil advogados e advogadas inscritos atualmente. Em todo o estado são muitos os grupos de WhatsApp compostos por advogadas e advogados, mas sem qualquer relação institucional que envolva a Ordem.

A Ordem acredita que todo e qualquer ato de intolerância religiosa deve ser combatido, investigado e que devem ser aplicadas as punições cabíveis.

A OAB Piauí possui em seus quadros a Comissão de Liberdade Religiosa, assim como a Comissão de Igualdade Racial, ambas muito atuantes na defesas dos cidadãos e na preservação dos direitos. As comissões irão acompanhar o caso na busca pela justiça.

A OAB Piauí está à disposição da sociedade e dos órgãos competentes para contribuir e coibir ações de intolerância religiosa.

A Casa da Cidadania trabalha diariamente para que possamos viver em um mundo com mais respeito às leis e onde ocorra a erradicação de qualquer tipo de preconceito.

Daniela Carla Gomes Freitas – Presidente em exercício da OAB-PI

Jamylle Torres Viana Vieira de Alencar Leite Lima – Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB-PI

Natália Silva Cardoso – Presidente da Comissão Especial de Igualdade Racial da OAB-PI."

Fonte: JTNEWS

Comentários