OAB-PI estuda possibilidade de ação civil pública em prol da barragem de Piracuruca

A barragem de Piracuruca vem sofrendo com o aumento da poluição de suas águas e a pesca ilegal, cuja omissão dos órgãos públicos é alarmante

O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí [que neste caso está agindo enquanto cidadão filho de Piracuruca] Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, informou ao JTNEWS que solicitou do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Piauí (OAB-PI), Celso Barros Neto, um estudo acerca da situação de violação ao Meio Ambiente que está ocorrendo na Barragem de Piracuruca (PI), para possivelmente tomar medidas que visem a defesa do Meio Ambiente.

O presidente da Ordem, Celso Barros Neto, deve encaminhar à Comissão de Meio Ambiente da Instituição para, se for necessário, ajuizar uma ação civil pública em Piracuruca, junto ao juízo da comarca, para que se tome uma decisão definitiva em relação à poluição e utilização indevida dos recursos hídricos da barragem de Piracuruca.

Foto: ReproduçãoBarragem em Piracuruca-PI
Barragem de Piracuruca-PI

No último dia 26 de agosto, o JTNEWS publicou uma denúncia, feita pelo mesmo desembargador, alertando sobre a situação da barragem e pedindo às autoridades públicas competentes para estabelecerem um plano sistematizado de proteção à represa.

Foto: DivulgaçãoDesembargador do tribunal de justiça do Piauí, Brandão de Carvalho
Desembargador do tribunal de justiça do Piauí, Brandão de Carvalho

A Barragem de Piracuruca com aproximadamente 8 km de extensão e capacidade de mais de 250 milhões de metros cúbicos. A represa fica localizada no município de Piracuruca, ao norte do Piauí, a 200 km da capital Teresina.

Em vídeo, um dos moradores da região lamenta o estado da barragem. "Aqui tá poluída mesmo, [...] tá pior que o rio Tietê (em São Paulo). Os políticos nem pra olhar para isso aqui, mas quando passar a política ninguém liga mais pra isso aqui, só pra ficar rico, pegar o dinheiro e comer picanha. Umas coisas que são pra eles olharem eles não olham não. [...] Uma barragem dessa aqui, que tem um bocado de gente que mora nessa beira d'água. Uma água boa dessa aqui pra beber está poluída", desabafa o morador.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsCelso Barros Neto, presidente da OAB-PI
Celso Barros Neto, presidente da OAB-PI

Procurado pelo JTNEWS, a presidência da OAB-PI informou que está analisando a situação para se pronunciar oficialmente nos próximos dias acerca do assunto.

Fonte: JTNEWS

Comentários