OAB-PI celebra 90 anos de história nesta segunda-feira (25)

Os serviços oferecidos pela OAB Piauí, de forma integrada, fazem da instituição um importante pilar de defesa dos direitos do povo

Nesta segunda-feira (25/04), a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, criada em 25 de abril de 1932, completa 90 anos de existência, um marco não apenas para a advocacia, mas para toda a sociedade piauiense, consolidado na construção de um legado histórico.

Foto: Divulgação/OAB-PIOAB-PI
OAB-PI

Ao longo de todos esses anos, foram muitos os personagens fortes e aguerridos que contribuíram, por meio do trabalho voluntário, para o fortalecimento da OAB Piauí. Balizados em princípios éticos que marcaram a instituição e norteiam os caminhos dos que passam por ela. Atual presidente da OAB Piauí, o advogado Celso Barros Coelho Neto, ressalta o valor dos trabalhos desempenhados.

“Sou advogado há 27 anos e pude perceber como a OAB Piauí avançou ao longo dos anos. Ter ocupado alguns cargos na OAB me deu e me dá oportunidade de estar mais próximo desses avanços e de participar de várias formas do crescimento institucional. É muito importante a aproximação com a instituição. Assim, ela sempre irá avançar com o tempo e nunca irá ficar estagnada. A presença de advogados(as) experientes e a presença de jovens advogados(as), faz com que haja uma fórmula perfeita da instituição que sempre estará atenta aos fatos da realidade social e notadamente da advocacia”, destaca o presidente.

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSCelso Neto, presidente da OAB-PI, coordena pauta em defesa de uma Justiça eficiente
Presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto

Luta pela Justiça Social

Em defesa da classe e na luta por causas sociais, a OAB Piauí já teve à frente, levantando as bandeiras caras para a categoria, 27 presidentes. A instituição ganhou o respeito e respaldo pelos resultados dos trabalhos desempenhados por diretores, conselheiros, membros de Comissão, diretores da Caixa de Assistência, dos órgãos vinculados na OAB e nas 15 Subseções que integram a Seccional.

“São pessoas que firmaram suas ideias e lutaram pela democracia, que foram tenazes no combate ao crime organizado e perseverantes na pioneira criação da Escola da Advocacia, que, agora, será reinaugurada com cinco auditórios. Escola que formou milhares de Advogados e Advogadas piauienses”, pontuou Celso Barros Coelho Neto.

Fortalecimento da Cidadania

Os serviços oferecidos pela OAB Piauí, de forma integrada, fazem da instituição um importante pilar de defesa dos direitos do povo. Onde há um advogado e advogada atuante e com as prerrogativas respeitadas, há um cidadão com direitos garantidos.

A valorização da advocacia é fundamental para a manutenção e vigilância do Estado Democrático de Direito. “Tenho certeza de que todos esses anos não significam apenas números, muito mais do que isso significam histórias de vida, luta pelo direito e busca pelo fiel cumprimento dos deveres previstos no Ordenamento Jurídico Pátrio. Como advogada, sempre pude acompanhar de perto a OAB exercendo com excelência sua função de defender a Constituição, os Direitos Humanos, o Estado Democrático de Direito, como também a defesa da justiça social ajudando cada cidadão a conquistar seus direitos”, afirmou a vice-presidente, Daniela Freitas.

Foto: Divulgação/OAB-PISede da OAB-PI em 1984
Sede da OAB-PI em 1984

Nove décadas foram o suficiente para que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí chegasse até aqui sendo lembrada como uma instituição firme, comprometida, e em busca de um constante aperfeiçoamento.

“São 90 anos de luta em favor da advocacia e da sociedade. Esse marco histórico representa um momento muito importante para a nossa classe. Representamos um dos pilares da Justiça e buscaremos, cada vez mais, estar próximos da advocacia e da sociedade em geral. Fico emocionada por fazer parte desse momento agora como diretora e podendo ver a história sendo contata e refletida por todos”, declarou a secretária-geral da OAB Piauí, Raylena Alencar.

Com coragem para encarar obstáculos, esta casa seguirá trabalhando pela preservação de direitos e à disposição da sociedade piauiense, como tem feito desde o primeiro dia através das centenas de representantes: pela advocacia e por mais cidadania.

Fonte: JTNEWS com informações da OAB-PI

Comentários