O presidente francês, Emmanuel Macron propaga fake news e acirra discussão soberania Nacional

Macron usa foto antiga de incêndio na Amazônia, para tentar prejudicar o Brasil e Bolsonaro reage na mesma rede social, dizendo que ele foi "sensacionalista" e usou "foto falsa".

Na publicação no Twitter, o presidente da França classificou os incêndios na Amazônia de "crise internacional" e pediu que os líderes do G7 tratem urgentemente do tema. 

O próximo encontro do G7, que reúne os presidentes de EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Canadá e Japão, será realizado neste fim de semana, em Biarritz.

"Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias", tuitou.

Foto: Reprodução/ InstagramNa publicação no Twitter, o presidente da França classificou os incêndios na Amazônia de "crise internacional".
Na publicação no Twitter, o presidente da França classificou os incêndios na Amazônia de "crise internacional".

A fotografia que circula na internet desde 2018 e, foi compartilhada por diversos sites internacionais nos últimos dias, depois de episódios atuais de incêndios na floresta, foi feita pelo fotógrafo americano Loren McIntyre, que morreu em 2003.

Ele esteve na Amazônia em expedições na década de 70, quando trabalhou para a "National Geographic".

McIntyre publicou um livro na década de 90 sobre a Amazônia. A imagem está à venda no banco de imagens Alamy.

Os incêndios florestais na região amazônica podem ser usados para prejudicar o setor do agronegócio do Brasil, disse ontem (22), o presidente Jair Bolsonaro, durante live semanal no Facebook, destacou que o governo trabalha para mitigar o problema e pediu que as pessoas ajudem a denunciar práticas criminosas na área.

"Alguns países aproveitam o momento para potencializar as críticas contra o Brasil para prejudicar o agronegócio, nossa economia, recolocar o Brasil numa posição subalterna", afirmou.

O presidente criticou manifestações estrangeiras sobre o assunto. "Um país agora, sem dizer o nome aqui, falou da 'nossa Amazônia', teve a desfaçatez de falar 'a nossa Amazônia', está interessado em um dia ter um espaço aqui na nossa Amazônia para ele", disse.

Foto: Divulgação/ TwitterBolsonaro mencionou, pelo Twitter, postagem do presidente francês, Emmanuel Macron sobre as queimadas na Amazônia.
Bolsonaro mencionou, pelo Twitter, postagem do presidente francês, Emmanuel Macron sobre as queimadas na Amazônia.

Minutos após terminar a live, Bolsonaro mencionou, pelo Twitter, a postagem do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre as queimadas na Amazônia.

O Presidente Bolsonaro, comentou que Macron postou uma foto desatualizada de queimada na região.

"Lamento que o presidente Macron busque instrumentalizar uma questão interna do Brasil e de outros países amazônicos para ganhos políticos pessoais. O tom sensacionalista com que se refere à Amazônia (apelando até p/ fotos falsas) não contribui em nada para a solução do problema. O Governo brasileiro segue aberto ao diálogo, com base em dados objetivos e no respeito mútuo. A sugestão do presidente francês, de que assuntos amazônicos sejam discutidos no G7 sem a participação dos países da região, evoca mentalidade colonialista descabida no século XXI", escreveu o presidente brasileiro.

Assista à integra da live do presidente no Youtube:

Fonte: JTNews com informações da Agência Brasil

Comentários