O Poder da Mente; por Brandão de Carvalho

Existe uma máxima verdadeira que diz “mente sã, corpo são” que ninguém pode contesta-lá pela veracidade que se contém em tão pequenina frase

Gosto de ler. A leitura é o melhor bálsamo para nosso corpo e nossa mente, extravasa todos os conhecimentos em suas incontáveis matizes, seja na parte didática, laboral, poética, prosa, romancista, espiritualista, enfim, na  multifacetária forma de nos compor com a literatura em seu sentido lato. 

Foto: Jacinto Teles/JTNEWSBrandão de Carvalho
Brandão de Carvalho é escritor e desembargador do TJ-PI

Cada autor tem a capacidade de invadir nosso interior, degustar as mais belas lições de vida, interagir os mais puros sentimentos que brotam das ideias que se encontram inertes se não forem lidas, nos compêndios volumosos e empoeirados nas nossas bibliotecas, escritórios, nossas casas.

Só valorizo o homem pela leitura, pela capacidade de aprender as grandes lições que nos deixaram por heranças sem nenhum laço de consanguinidade, de identidade física, sem a ligação da nacionalidade, da língua, sem limitação de fronteiras.

Quero introduzir com esse prólogo a importância do PODER DA MENTE, essa força inimaginável que temos dentro de cada um de nós, capaz de ultrapassar mares revoltos, montanhas de dificuldades que à primeira vista seríamos incapazes de transpô-las, dada a nossa vulnerabilidade as vezes aparente nas encruzilhadas da vida. 

Existe uma máxima verdadeira que diz “mente sã, corpo são” que ninguém pode contesta-lá pela veracidade que se contém em tão pequenina frase. Nossa mente tem o poder de transformar os derrotistas, hipocondríacos e pusilânimes em pessoas ativas, capazes de superar todos os infortúnios da vida mediante o altruísmo do pensamento positivo que tudo vence, que tudo alcança.

A mente humana é uma das partes mais extraordinária que habitam dentro de nós; seria, abstratamente, uma “caixinha” silenciosa de infinito potencial que podemos almejar desde que tomemos decisões claras, ideias, conceitos e planos, para que se tornem concretos diante a positivação de nossas ações. 

A receita é somente essa, devemos tornar realisticamente concreta tudo que mentalizamos. Quando não temos o controle de si mesmo, por nossos pensamentos, não seremos capazes de nos conduzir ao mundo ideal.

Deveremos ter sempre ações positivas, como nos referimos alhures, porque a questão do sucesso ou fracasso é uma mera questão de vencer o jogo da mente.
Segundo os estudiosos do tema, o poder da mente se concentra nestes seis pontos: persistência, confiança, ação, metas, atitude, conclusão. 

A persistência não é inata ao homem, é uma habilidade adquirida no decorrer de nossa vida, totalmente avessa ao conceito da desistência. Como nos diz Anthony Robbins, agimos baseados em dois sentimentos básicos: a dor e o prazer; o primeiro, para evitá-la, o segundo, pra obtê-lo. 

Confiança é a segurança íntima do procedimento que iremos tomar, você jamais poderá alcançar seus mais altos objetivos se não tiver a confiança em si próprio, mesmo com moderação.

A ação é sair da letargia, movimentar-se rumo a sua meta, definindo-as para as conquistas que deseja empreender. A atitude é necessária para remover velhos paradigmas, sempre positivas. Desviando sua mente para o negativismo aqueles atitudes torna-se-ão todas negativas.

Quero dizer aos nossos leitores que não procuro livros de auto-ajuda, creio que temos um manancial muito forte de pensamentos positivos no estamento de nossa mente, cabe-nos prescrutá-los positivando nossas ações, não nos deixando arrastar pela onda movediça do lamaçal que as vezes quer interromper nosso caminho rumo ao sucesso!

*Brandão de Carvalho é escritor, membro da Academia Piauiense de Letras Jurídicas e desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

Fonte: JTNEWS

Comentários