“O motor de arranque para elegermos Rosilene e Grass”, declara Jacy Afonso sobre ato público de Lula no DF

O dirigente destacou também o legado do PT no DF e a valorização dos Comitês Populares como base de apoio para Lula governar

Na última quinta-feira (14/07), durante entrevista concedida à TVPT e à Rádio PT, o presidente do PT-DF e da Federação Brasil da Esperança, Jacy Afonso, fez uma avaliação sobre a ida do ex-presidente Lula ao Distrito Federal. 

Foto: Divulgação/PT-DFPresidente do PTDF e da Federação Brasil da Esperança, Jacy Afonso, durante entrevista à TVPT
Presidente do PTDF e da Federação Brasil da Esperança, Jacy Afonso, durante entrevista à TVPT

Um grande ato no Centro de Convenções marcou o reencontro de Lula com a militância, na última terça-feira (12/07). Nessa quarta (13), a agenda foi com parlamentares, empresários, além de artistas e movimentos culturais. Estes últimos entregaram um manifesto com as principais pautas do setor para Lula incluir em seu plano de governo.

Durante a entrevista, Jacy destacou que a vinda de Lula foi “o motor de arranque para as eleições e uma largada para um processo de 80 dias até as eleições, para elegermos nossa pré-candidata ao Senado, Rosilene Corrêa e Leandro Grass, nosso pré-candidato ao Governo do Distrito Federal”.

Jacy ressaltou que o grande ápice de Lula no DF, foi o ato no Centro de Convenções que reuniu cerca de 8 mil pessoas. “Foi um evento extraordinário. O local foi escolhido por questões de segurança, mas acabou ficando gente do lado de fora. Aquele foi o momento maravilhoso do reencontro de Lula com o povo, uma magia poética, como disse Rubem Alves. A última vez que Lula esteve em ato público aqui foi em 2017, no Sindicato dos Bancários, então, esse foi um grande reencontro”.

Legado do PT no DF

O dirigente lembrou que Lula conhece o DF desde a década de 1970, quando foi para a construção do PT local. “Lembro dele no círculo operário de Taguatinga. Também, ele morou aqui quando deputado federal e por 8 anos como presidente. E esteve em Samambaia, na periferia, a convite do companheiro Jacques Pena, que era o administrador da cidade em 1998.”

Jacy também destacou que o Distrito Federal foi um dos primeiros estados da Federação a eleger governos do Partido dos Trabalhadores. “O DF e o Espírito Santo foram os primeiros estados em que o PT chegou ao governo. Aqui no DF, criamos muitos programas importantes, como o Bolsa Escola, o Cultura para Todos, o Saúde em Casa, o Temporadas Populares, organizado pelo Nilson Rodrigues.”

As ações dos governos do PT na presidência, para o DF, também foram citadas pelo presidente do PT regional, como urbanização do Sol Nascente e de Vicente Pires, [a criação] dos Institutos Federais, ampliação [dos campus] da UnB, o Bolsa Família. “Lula conhece bem o DF e lembrou isso em seu discurso com o pessoal da cultura”, disse Jacy.

A cultura da Paz

Durante o ato no Centro de Convenções, Lula ressaltou diversas vezes a importância da cultura da paz e que “a prioridade agora é recuperar o país”. Sobre o tema, Jacy Afonso citou que o DF tem o Comitê Popular de Lutas dos Policiais Antifascismo, “que são companheiros histórico, policiais que defendem a democracia e estão com Lula e o PT”, enfatizou.

“A cultura da paz é um compromisso nosso, um espírito nosso. O companheiro [ex-governador] Cristovam Buarque, que tem sido um grande apoiador, tem falado da necessidade de todo mundo se juntar para evitar um 2º turno, pois se ele [Bolsonaro] tem feito esses estímulos [de violência], imagina num 2º turno. Nós sabemos que o combate à fome e à pobreza são fundamentais, mas a paz também é necessária”, disse Jacy.

Alianças Políticas

Sobre as alianças políticas que vão compor o governo de Lula na presidência e do PT no Distrito Federal, Jacy lembrou que o partido regional sempre busca fazer alianças amplas. “Fazemos todo esforço para que, os mesmos partidos que estão apoiando o Lula a nível nacional, também estejam juntos aqui para derrotar Ibaneis. […] Estamos buscando essas alianças.”

Convenção da Federação

Jacy revelou que a provável data da Convenção da Federação Brasil da Esperança no DF, composta pelo PT, PV e PCdoB, deve ser no dia 23 de julho. “Até lá, nós já queremos concluir isso. Mas o nosso forte aqui é o que levou à vitória do Lula em 1989, em 1994, nos dois governos que o PT teve, é a nossa relação com os movimentos sociais, movimentos culturais, com os sindicatos, com os assentamentos dos Sem Terra, com os agricultores familiares, com a juventude”, destacou,

Comitês Populares de Luta

Outro ponto forte do PT local destacado pelo dirigente é a criação de mais de 100 Comitês Populares de Luta no DF. “Esse é o diferencial dessa campanha, porque esses Comitês, após a legislação eleitoral permitir, passam a ser comitês eleitorais e, após a eleição, serão comitês de resistência, para que o Lula tenha condições de colocar em prática seu programa. Porque sabemos das tentativas de impedir o PT de governar e esses comitês serão importantes ferramentas de concretização das proposições que o companheiro Lula vai apresentar".

Confira AQUI, a partir dos 40 minutos, a entrevista completa do presidente do PTDF e da Federação Brasil da Esperança, Jacy Afonso. 

Fonte: JTNEWS com informações do PT-DF

Comentários