Núcleo de Direitos Humanos da DPE visita alojamento para pessoas em situação de rua em Teresina

O objetivo foi verificar como está ocorrendo o colhimento dessa parcela da população

O defensor público Igo Castelo Branco de Sampaio, do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí realizou, nesta quarta-feira (8), uma visita presencial ao alojamento para pessoas em situação de rua montado pela Prefeitura de Teresina no estádio Lindolfo Monteiro.

Foto: Governo do PiauíDefensor Público e equipe durante a vistoria
Defensor Público e equipe durante a vistoria

O objetivo foi verificar como está ocorrendo o colhimento dessa parcela da população, observando pontos como a garantia de direitos e as medidas adotadas em relação à prevenção ao Novo Coronavírus.

O Defensor Público foi acompanhado pela assessora do Núcleo de Direitos Humanos, Nayara Venancio e o  momento contou também com a presença da secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas de Teresina, Janaina Carvalho.

No espaço, a população em situação de rua da capital conta com tendas e colchões para o alojamento, além suporte médico e de assistência social.

A ida da Defensoria Pública ao espaço foi vista com satisfação pela secretária Janaina Carvalho.

“É grande a importância de ter a Defensoria aqui conosco. Essa ação com a população de rua é sempre uma ação em conjunto com  vários órgãos e o Poder Executivo municipal executa, dando conta de organizar o acolhimento e as ações, mas a Defensoria é uma Instituição que  caminha junto conosco, garantindo aquele olhar no que tange a garantia dos direitos e caminhando junto, para estruturarmos o melhor possível a ação para essa população, que hoje diante do contexto de pandemia tem trazido um reordenamento dos serviços e é isso que a Prefeitura tem garantido por meio da Semcasp", disse Janaina Carvalho.

"Esse acolhimento vinte e quatro horas veio dar proteção para essa população que, no contexto da rua, podem estar mais suscetíveis a serem infectado e aqui têm o acolhimento da assistência social e saúde juntas, garantindo alimentação e todos os cuidados necessários para a proteção contra o vírus”, destacou.

O defensor público Igo de Sampaio ressalta que, resguardados todos os cuidados de prevenção ao Novo Coronavírus, a ida da Defensoria e espaços como o instalado no Lindolfo Monteiro é de fundamental importância.

“Permite que você verifique in loco a aplicação das políticas públicas e esse é o papel da Defensoria. A ideia de sair do teletrabalho e conversar com essas pessoas em situação de rua, com os operadores, com as equipes, é muito importante, a gente vê que as medidas estão sendo tomadas mas ainda precisam melhorar, mas também permite um diagnóstico real e concreto do que está acontecendo", afirmou Igo de Sampaio.

"É um dever da Defensoria para bem gerenciar essa questão de fiscalização da política de garantia de direitos. Fico muito feliz que conseguimos dialogar diretamente com a Semcasp, a própria Secretária se fez presente, conversamos com o pessoal da Saúde, com a coordenadora da UBS e, a partir dessa visita, pactuamos um diálogo mais próximo, inclusive estamos vendo se, utilizando os meios  tecnológicos, conseguiremos um acompanhamento direto da Defensoria em relação a esses espaço, observando as principais demandas, as dificuldades, para ver como melhorar cada vez mais a situação”, concluiu.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários