Novo prefeito de Passagem Franca (PI) denuncia caos deixado pela gestão anterior no Município

A população optou pelo novo gestor, e, espera que os serviços essenciais sejam implementados e as providências jurídicas tomadas, para que a gestão passada assuma as responsabilidades

O empresário Saulo Trajano (PSDB), foi empossado novo prefeito de Passagem Franca do Piauí, na última sexta-feira (1º/01) em solenidade na Câmara Municipal de Vereadores. O município é localizado a 109 km ao sul de Teresina (PI), possui cerca de 4.546 habitantes e 3.007 eleitores, segundo levantamento realizado pela Fundação Cepro.

Os novos administradores recebem a cidade em uma situação complicada. O prefeito anterior foi cassado poucos dias antes de encerrar o mandato, os servidores estão com pagamentos atrasados, prédios públicos estão sucateados e a sede da prefeitura está há dois anos sem energia elétrica por falta de pagamento.

Segundo a nova Administração a dívida junto à Equatorial Piauí é de R$ 391 mil. Das três ambulâncias de que o município dispõe, apenas uma está em condições de funcionamento. 

O prefeito Saulo Trajano colocou todos os veículos do município em frente à prefeitura para que a população possa comprovar a real situação caótica dos ônibus escolares, ambulâncias e outras máquinas de serviço em prol da população.

Acelera PF 120 dias

Saulo Trajano e o vice Danilo da Silva Oliveira (PSD) lançaram ainda em dezembro de 2020 um programa que visa impactar o município logo nos primeiros quatro meses de mandato.

O projeto Acelera PF 120 dias [PF nesse caso específico é 'prefeitura' e não a sigla comumente usada como "Polícia Federal"] foca nas áreas de Educação e Saúde, Esporte e Lazer, Limpeza Pública, entre outros serviços essenciais. 

Confira os objetivos do projeto lançado:

• Revitalizar as escolas municipais, garantindo a infraestrutura necessária para a retomada das aulas presenciais de acordo com os protocolos de segurança e saúde da OMS;

• Retomar o ano letivo presencial em 2021 assim que o Comitê de Operações Especial COVID-19 autorizar;

• Avaliar a quantidade de crianças matriculadas e identificar as não matriculadas para diminuir a evasão escolar e aumentar os índices de crianças em sala de aula;

• Promover a limpeza da cidade através de ações sociais envolvendo os próprios munícipes em capina, podas, limpeza de esgotos, pintura de meios fios, outros; 

• Recadastrar funcionários e identificar salários em atraso com vistas a quitá-los;

• Criar banco de dados com currículos de jovens entre 14 a 20 anos. Os arquivos serão usados, eventualmente, na abertura de novas empresas ou até mesmo de locais de trabalho já existentes na cidade. Dessa forma também é possível avaliar as necessidades na formação desses jovens;

• Colocar traves de ferro e nivelamento de terrenos de campos de futebol;

• Cadastrar crianças e adolescentes de 6 a 18 anos; incluir dados como nomes, peso, idade, posição desses garotos para campeonatos de futebol e peneiras);

• Revisar total de munícipes beneficiados com auxílios e/ou bolsas do Governo Federal; saber quem está fora de programas como o Bolsa Família, Bolsa Escola, mesmo atendendo as necessidades do programa. 

• Revisar consultas e exames agendados nos postos de saúde da cidade;

• Zerar demanda de pessoas que aguardam consultas há três, quatro meses;

Município de Passagem Franca

Emancipada em 1992, Passagem Franca viveu 28 anos sob o domínio de uma única família, situação que mudou com a vitória de Saulo Trajano, cujo principal concorrente era Ramires Farias (Progressistas). A Câmara Municipal conta com nove vereadores. 

Foto: WikipédiaPassagem Franca no Piauí
Passagem Franca no Piauí

A cidade possui agricultura voltada para a plantação de arroz, feijão, mandioca, melancia e milho. Já na pecuária, os produtores criam asininos, aves, bovinos e caprinos. No setor institucional, Passagem Franca responde à Comarca de Barro Duro, cidade vizinha.

Fonte: JTNEWS

Comentários