Nova tarifa de ônibus em Teresina será definida apenas em janeiro de 2021

O Setut esclarece que o valor da tarifa a ser cobrada é uma decisão estritamente da prefeitura

A proximidade de um novo ano traz especulações sobre o aumento no preço da passagem de ônibus em Teresina que, atualmente, custa R$ 4,00. O coordenador técnico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Vinícius Rufino, esclarece que o valor da tarifa a ser cobrada é uma decisão estritamente da prefeitura.

Foto: Ascom/StransÔnibus no Terminal Bela Vista, zona Sul de Teresina
Ônibus no Terminal Bela Vista, zona Sul de Teresina

"É uma decisão da prefeitura, não cabe às empresas. As empresas fazem avaliações internas em relação ao valor que seria ideal. Normalmente, o conselho municipal de transporte se reúne, avalia os estudos feitos pelo órgão gestor, pelo poder municipal e toma a decisão, aprova um valor calculado e, a partir de então, o prefeito toma a decisão de qual tarifa dar. Ele pode não dar um valor calculado pelo conselho municipal de transporte, pode dar um valor inferior se assim entender que é possível se dar", disse Rufino. 

Vinícius Rufino pontua que a tarifa no transporte público deve ser bem avaliada e ressalta que a diferença entre o custo operacional e a demanda é uma situação que vem se desequilibrando não apenas em Teresina. 

"Existe uma queda sistemática de demanda independente da demanda. Aqui, nos últimos dez anos, a gente enfrenta uma queda de demanda na casa de 50% do passageiro transportado e o custo operacional não reduz concomitantemente, praticamente se mantém no sistema", destaca o coordenador.

Fonte: JTNEWS com informações da TV Cidade Verde

Comentários