Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa celebra um ano com mais de 45 mil atendimentos
Inaugurada em 28 de julho de 2023, a unidade de saúde é referência em atendimento a gestantes e bebês de 0 a 2 anos de alto riscoA Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), celebra seu primeiro ano de dedicação à saúde materno-infantil com um marco significativo no atendimento à população piauiense. Em apenas um ano, a NMDER realizou mais de 3.500 partos e 45 mil atendimentos no Circuito Materno e Infantil.

Inaugurada em 28 de julho de 2023, a unidade de saúde é referência em atendimento a gestantes e bebês de 0 a 2 anos de alto risco, por meio da oferta de serviços de saúde especializados de qualidade e totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com equipamentos de alta tecnologia, a estruturação da Nova Maternidade é baseada no mais alto padrão de conforto e segurança para atender casos de alta complexidade.
A diretora geral da Nova Maternidade, Carmen Viana, comemora os resultados alcançados desde a transição do antigo para o novo prédio da unidade de saúde. “Em 12 meses, oferecemos atendimento especializado a gestantes e neonatos de alto risco, realizando mais de 3.500 partos e reduzindo a mortalidade materna em 50% e a infantil em 22%. A transição da antiga unidade para a nova foi bem-sucedida, garantindo a continuidade e a qualidade do atendimento para mais de 200 pacientes”, destacou.
A Nova Maternidade é administrada pela Associação Reabilitar em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A unidade possui uma estrutura robusta com quase 300 leitos, seis salas no Centro Cirúrgico, três salas no Centro de Parto Normal (CPN) e 12 salas de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério).
A unidade de saúde oferece assistência ambulatorial a mães e bebês de 0 a 2 anos, com atendimentos conduzidos por uma equipe multiprofissional. A NMDER também oferece serviços hospitalares, incluindo atendimento de urgência e emergência obstétrica de alto risco 24 horas por dia para pacientes 100% reguladas. Além disso, conta com o Banco de Leite Humano, Casa da Gestante, Cartório de Registro Civil e o Serviço de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVVIS).
Internada desde junho na Nova Maternidade devido a um quadro de pré-eclâmpsia, a paciente Claudenize Maria, da cidade de PIO IX, deu à luz a pequena Safira dos Santos no dia 24 de julho e expressou sua gratidão pela dedicação e assistência dos profissionais.
“Passei 37 dias na enfermaria até ganhar a neném. Desde que cheguei aqui, fui muito bem atendida por toda a equipe da maternidade. Os médicos e enfermeiros não nos deixaram com medo ou dúvidas em nenhum momento e ainda tive todo o suporte da equipe de psicologia, que foi essencial", comentou.
Ambulatório já ultrapassou 56 mil atendimentos
Desde sua inauguração, em julho de 2023, o Ambulatório Especializado de Atenção à Gestante e Crianças de Alto Risco da NMDER alcançou marcos importantes, consolidando-se como referência em cuidados maternos e infantis no estado. Neste período, o Circuito Materno realizou 31.718 atendimentos, enquanto o Circuito Infantil contabilizou 13.445 atendimentos, totalizando mais de 45 mil atendimentos. Foram realizadas ainda 11.605 consultas especializadas para gestantes e crianças.
“Nesse primeiro ano de ambulatório passamos por inúmeros desafios, que foram superados com toda a dedicação e o envolvimento de toda a equipe assistencial e administrativa. O Circuito, que é uma nova modalidade proposta pelo Ministério da Saúde, proporciona uma assistência bem mais amparada pela equipe médica e multiprofissional, permitindo o envolvimento da gestante no plano de trabalho para um desfecho favorável e mais seguro,” afirmou Marcelle Avelino, diretora técnica da NMDER.
A equipe do ambulatório é composta por profissionais da obstetrícia, pediatria, enfermagem, serviço social, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutricionista e técnico de enfermagem. O ambulatório também oferece exames como ultrassonografia, cardiotocografia, raio-x, tomografia e eletrocardiograma, além de consultas em diversas especialidades, como cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, hematologia, neurologia, neuropediatria, neurocirurgia, pneumopediatria, cardiopediatria e gastropediatria.
"É a maior maternidade pública do Brasil, uma unidade de saúde completa que veio para atender cada vez melhor nossas mamães e bebês. Um grande investimento do governo do Piauí que marcou a saúde do estado", disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça Presidente do TJPI diz ao ministro André Mendonça do STF que lei de precatórios de Rafael Fonteles viola a Constituição
-
Geral Prefeito Silvio Mendes decreta estado de emergência na limpeza pública de Teresina
-
Geral Piauiense Kauane Cinderela entra no “Rancho do Maia” após conquistar Carlinhos com carisma
-
Segurança Pública Suspeito de matar cabo da PM do Maranhão morre em confronto com policiais
-
Segurança Pública DHPP prende suspeito de matar estudante de 16 anos dentro de escola em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política MPPI aciona na Justiça, prefeito de Campo Maior por retenção indevida superior a R$ 2 milhões de empréstimo consignado
-
Justiça Site do STF destaca ADI que invalidou lei de MG que permitia contratação sem concurso para a Polícia Penal
-
Política Luís Correia (PI): prefeitura do PT gasta R$ 700 mil em lavagem de carros enquanto população sofre com falta de água
-
Segurança Pública Violência escancara falha na segurança pública em Teresina: adolescente é morto em praça pública
-
Segurança Pública Pai é preso acusado de estuprar a filha de 15 anos, em José de Freitas (PI)