Nova direção da Faculdade de Direito (FD) da Universidade Nacional de Brasília (UnB) é empossada

Os professores Othon Lopes e Daniela de Moraes assumem a gestão da FD no quadriênio 2020-2024; cuja solenidade foi transmitida pela Internet

Acompanhada por inúmeros docentes, alunos e servidores, a solenidade de posse da nova direção da Faculdade de Direito (FD) foi transmitida virtualmente para o público nessa sexta-feira (18/9).

Foto: DivulgaçãoSolenidade de posse da nova direção da Faculdade de Direito da UnB
Solenidade de posse da nova direção da Faculdade de Direito da UnB ocorrida virtualmente

O professor Othon de Azevedo Lopes passa a exercer o mandato de diretor, no quadriênio 2020-2024, ao lado da nova vice-diretora, a professora Daniela Marques de Moraes. A chapa única foi eleita com uma votação expressiva da comunidade acadêmica.

Tendo atuado como vice durante a direção do professor Mamede Said, Othon Lopes destacou que a gestão da FD vai além dos cargos de diretor e vice, sendo constituída por uma equipe de servidores docentes e técnicos. O seu discurso foi marcado por muitas citações e homenagens, especialmente para a profissão dedicada ao ensino. "Os professores são as grandes autoridades da nossa república, é o maior título que se pode dar a uma pessoa. Devemos honrar essa carreira", expressou.

Lopes também fez questão de demarcar a importância da influência familiar na sua trajetória profissional. "Venho de uma família de diretores de escola; é uma tradição que começou com a minha avó em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo", contou. O pai e a mãe também atuaram como diretores em instituições de ensino.

Entendendo a responsabilidade do cargo, o novo diretor fez uma referência ao pensamento de Michel Foucault, da obra Nascimento da Biopolítica. "A principal razão do subdesenvolvimento é a ineficiente formação do capital humano. A nobre missão da educação é formar pessoas capazes de conquistar com seus méritos a própria felicidade, conforto e projeto de vida", disse.

Para a vice-diretora Daniela de Moraes, a função exige não apenas a organização do curso jurídico, mas também tem o "significado de seguir as diretrizes fundadoras da própria Universidade, no sentido de identificar o outro, exercer o respeito e a paz".

"Temos o compromisso de propiciar um ambiente solidário e fraterno para a qualidade de formação dos profissionais que atuem em prol dos cidadãos do país em defesa do direito e pela justiça, bem como de servir a UnB em seus objetivos de ensino, pesquisa extensão, inovação e gestão", compartilhou.

TRADIÇÃO – A reitora Márcia Abrahão lembrou que a Faculdade de Direito vem desde o início da Universidade de Brasília. "A FD tem uma história muito bonita de formação de quadros e de intelectuais, que atualmente estão nas mais diferentes instâncias, tanto na esfera pública quanto privada", afirmou.

Com relação ao ensino, ela destacou que os estudantes do curso de graduação de Direito tiraram nota máxima no último Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Também mencionou a atuação expressiva na extensão, desde o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) a diferentes projetos que propõem um olhar humanístico para as demandas sociais.

O ex-diretor da FD Mamede Said ressaltou que o curso tem, desde a sua concepção, um brilhantismo transformador, cuja história deve ser valorizada e respeitada. Para ele, ambos os docentes estão preparados para a missão. "Em poucas semanas, eles já demonstraram competência e habilidade para o retorno das aulas em modo remoto.

Sua gestão tem início em um momento difícil, não somente em função da pandemia, mas por conta dos desafios dos próximos anos para a educação superior", manifestou.

Fonte: JTNEWS com informações da UnB

Comentários