Não vai poder votar? Veja como justificar a sua ausência

Quem não comparecer às urnas precisa justificar o motivo da ausência, pois, o comparecimento do eleitor é essencial para o mantimento de alguns direitos civis

Este ano por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o procedimento de justificativa poderá ser feito também por meio do aplicativo e-Título. O programa fará o processo de conferência por meio do sistema de georreferenciamento disponível nos aparelhos celulares, a função é capaz de identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral.

Foto: DivulgaçãoAplicativo e-Título
Aplicativo e-Título

Quem não comparecer às urnas precisa justificar o motivo da ausência, pois o comparecimento do eleitor é essencial para o mantimento de alguns direitos civis. A justificativa de ausência por meio de georreferenciamento pelo e-Título estará disponível somente no dia e no horário da votação.

A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, por exemplo, também poderá ser feita no aplicativo, mas somente depois da eleição, num prazo de 60 dias. Pela internet, é possível ainda utilizar o sistema Justifica.

Aplicativo

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play, para celulares que usam o sistema operacional Android, e Apple Store, para usuários de iPhone.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, o processo pode ser feito, em qualquer seção eleitoral. Lembrando que a justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu.

Assim, se ele deixou de votar no 1º e no 2º turno, terá que justificar a ausência em ambos, separadamente. Ainda segundo o TSE, o prazo para justificar a ausência no primeiro turno vai até o dia 14 de janeiro e para justificar o segundo, até 28 de janeiro.

Fonte: JTNEWS

Comentários