Não vai poder votar? Veja como justificar a sua ausência
Quem não comparecer às urnas precisa justificar o motivo da ausência, pois, o comparecimento do eleitor é essencial para o mantimento de alguns direitos civisEste ano por conta da pandemia do Novo Coronavírus, o procedimento de justificativa poderá ser feito também por meio do aplicativo e-Título. O programa fará o processo de conferência por meio do sistema de georreferenciamento disponível nos aparelhos celulares, a função é capaz de identificar se o eleitor está de fato fora de seu domicílio eleitoral.

Quem não comparecer às urnas precisa justificar o motivo da ausência, pois o comparecimento do eleitor é essencial para o mantimento de alguns direitos civis. A justificativa de ausência por meio de georreferenciamento pelo e-Título estará disponível somente no dia e no horário da votação.
A justificativa por outras razões, como motivos de saúde, por exemplo, também poderá ser feita no aplicativo, mas somente depois da eleição, num prazo de 60 dias. Pela internet, é possível ainda utilizar o sistema Justifica.
Aplicativo
O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Google Play, para celulares que usam o sistema operacional Android, e Apple Store, para usuários de iPhone.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, o processo pode ser feito, em qualquer seção eleitoral. Lembrando que a justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu.
Assim, se ele deixou de votar no 1º e no 2º turno, terá que justificar a ausência em ambos, separadamente. Ainda segundo o TSE, o prazo para justificar a ausência no primeiro turno vai até o dia 14 de janeiro e para justificar o segundo, até 28 de janeiro.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
-
Segurança Pública Populares tentam linchar acusado de abuso sexual contra criança em Demerval Lobão
-
Segurança Pública Idoso de 61 anos é morto após fim de partida de futebol na cidade de Wall Ferraz
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota