Multidão lota Plaza de Mayo em evento com Lula na Argentina, ex-presidente agradece apoio

Aplaudido pelas milhares de pessoas presentes no ato, Lula agradeceu o apoio dos argentinos no período em que esteve preso injustamente em Curitiba

Na noite dessa sexta-feira (10/12), uma multidão lotou a tradicional Plaza de Mayo, em Buenos Aires, para assistir ao evento de celebração dos 38 anos do retorno da democracia à Argentina. 

O evento contou com participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, da vice, Cristina Kirchner, e do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.

Foto: Instagram/lulaoficial/Ricardo StuckertMultidão lota Plaza de Mayo para celebrar com Lula, Alberto, Cristina e Mujica os 38 anos do retorno da democracia à Argentina
Multidão lota Plaza de Mayo para celebrar com Lula, Alberto, Cristina e Mujica os 38 anos do retorno da democracia à Argentina

Horas antes do evento na simbólica Plaza de Mayo, Lula recebeu o Prêmio Azucena Villaflor, homenagem que “tem o objetivo de reconhecer cidadãos ou entidades que se destacam, por sua trajetória cívica, na defesa dos direitos humanos”.

Aplaudido pelas milhares de pessoas presentes no ato, Lula agradeceu o apoio dos argentinos no período em que esteve preso injustamente em Curitiba.

O ex-presidente fez um reconhecimento especial à solidariedade do presidente da Argentina, Alberto Fernández que, enquanto candidato, foi visitá-lo na prisão.

Foto: Instagram/lulaoficial/Ricardo StuckertEx-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, da vice, Cristina Kirchner, e do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do presidente argentino, Alberto Fernández, da vice, Cristina Kirchner, e do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica

Lula reafirmou seu apreço pelo país vizinho. Lembrou que, em seu primeiro mandato escolheu a Argentina como primeiro país a visitar, como gesto de que trabalharia pela integração regional. Agora, é o último país que ele visita no ano de 2021 para agradecer a solidariedade e apoio dos vizinhos.

“Venho para agradecer do fundo do coração, para agradecer a cada homem e a cada mulher da Argentina que prestaram solidariedade a mim, quando eu fui preso no Brasil. A mesma perseguição que me colocou em cárcere, é a mesma perseguição que a companheira Cristina foi e é vítima”, disse Lula.

Lula também agradeceu “a cada sindicato, a cada estudante, a cada companheiro dos partidos políticos, a cada deputado e senador que prestou solidariedade, que foi para a rua fazer manifestação”.

Fonte: JTNEWS

Comentários