Morre João Claudino Fernandes aos 89 anos em Teresina, de onde administrava seu império empresarial

A pedido da família, o velório de seu João será restrito, devido a pandemia da COVID-19

Morreu nesta sexta-feira (24) o empresário João Fernandes Claudino.

Foto: Cidade verdeEmpresário João Claudino
Empresário João Claudino

“Eu trabalho porque eu gosto mesmo. Eu sei que hoje os jovens planejam melhor, mas eu estou aqui, à disposição para quem precisar traçar novos planos, para quem precisar de orientação, tirar dúvidas", dizia. 

As empresas

A maioria das empresas do Grupo Claudino foi criada para suprir as necessidades do Armazém Paraíba: a Guadalajara para abastecer a loja de roupas; a Sucesso Publicidade para comandar o setor de propaganda; a Socimol para criar os móveis; a Onix S/A para produzir os colchões; a Halley para dar conta do material promocional; a Construtora Sucesso para realizar as obras 

João Claudino nasceu em 21 de junho de 1930 na cidade de Luís Gomes, na divida da Paraíba com o Rio Grande do Norte. Viveu na cidade até os 5 anos quando mudou-se para a cidade de Cajazeiras-PB. Lá, o pai Joca Claudino e o avô materno Adelino da Silva abriram uma loja com o nome de Santa Teresinha.

O pequeno João começou a trabalhar no comércio da família e teve ali a primeira experiência dos os negócios. Logo depois atuou como estagiário nos Correios, mas teve de abandonar a função depois que recebeu a missão do pai de tocar uma bodega.

A experiência da família  com confecção levou João Claudino fechar o bodega e investir na venda de máquinas de costura com o pai.

Com a seca na Paraíba em 1958, a família buscou novos mercados. Mudou-se para Bacabal, no Maranhão, onde acreditava ser uma boa alternativa. Em 19 de julho de 1958 abriu ali o Armazém Paraíba.

A loja atraiu o público pelas promoções e as facilidades. O crescimento do negócio levou a abertura de filiais em outros municípios do Maranhão.

A prosperidade fez com que João Claudino buscasse uma capital para expandir o empreendimento. Escolheu Teresina pela posição geográfica estratégica. Inaugurou a matriz do Armazém Paraíba em terras piauienses .

O Governo do Estado do Piauí manifestou  profundo pesar e decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário Joao Claudino.

Nota do Governo do Piauí

O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar e decreta luto oficial de três dias pelo falecimento do empresário Joao Claudino Fernandes, ocorrido na manhã desta sexta-feira (24).

João Claudino tinha 89 anos de idade e estava à frente do Grupo Claudino, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil e do Piauí, incluindo loja de departamento, gráfica, shopping center, fábrica, transportadora.

O Grupo Claudino é um dos grandes contribuintes do Piauí, ajudando no desenvolvimento do Estado. A história do grupo no Piauí começou em 1968, quando os irmãos João e Valdeci Claudino, natural de Luis Gomes(RN), transferiram de Bacacal (MA) para Teresina a matriz do Armazém Paraíba.

A loja mudou conceitos no comércio local, realizando promoções, oferecendo facilidades e trazendo para a cidade as novidades dos grandes centros. O sucesso provocou uma demanda crescente por mais produtos e a abertura de novas lojas em outras cidades.

Carro-chefe do Grupo Claudino, o Armazém Paraíba é a quarta maior loja de departamentos do Brasil no ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2019”, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

João Claudino também foi um dos grandes entusiastas da cultura piauiense. Por meio de suas empresas, ele financiou a reforma de várias casas culturais do Estado, por meio da Lei de Incentivo Estadual à Cultura (Siec).

Neste momento de luto, o Governo do Estado do Piauí presta condolências aos familiares, amigos e à sociedade piauiense, que perde um dos grandes nomes de sua história.

Nota de Pesar da Assembléia Legislativa do Piauí.

Foto: ALEPIJoão Claudino
João Claudino

A Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, deputados e servidores, lamentam com profundo pesar o falecimento do empresário João Claudino, ocorrido neste 24 de abril, aos 89 anos. O Poder Legislativo do Piauí está de luto junto com todo o seu povo.

O empresário estava internado em um hospital de Teresina lutando contra o câncer. 

“João Claudino incentivou o desenvolvimento do Piauí. Peço que Deus ilumine seus amigos e seus filhos para continuar o seu trabalho”, afirmou o presidente da Assembleia, Themistocles Filho.

João Claudino nasceu em 21 de junho de 1930 na cidade de Luís Gomes. Mudou-se Teresina a cidade de Cajazeiras, na Paraíba. Neste momento de pesar, a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí se solidariza com a família e os amigos e declara luto oficial de três dias.

Nota da Universidade Federal do Piauí.

Foto: DivulgaçãoNota de Pesar

Fonte: JTNEWS com informações do cidadeverde.com/Paraíba.com

Comentários