Morre em Brasília dona Filonília Coelho Rocha, viúva do jurista piauiense Deusdedit Mendes Ribeiro

Dona Filó foi sepultada na tarde desse sábado (29) no Campo da Esperança em Brasília-DF, onde, além do seu esposo, estão outros piauienses a exemplo do ex-ministro da Justiça Petrônio Portela

Nesse sábado (29/8) dona Filonília Coelho da Rocha Ribeiro [dona Filó], partiu sem ter tempo de nos dizer adeus..., ela foi não apenas ao encontro com o Pai celestial, mas, especialmente com o seu grande amor: Deusdedit Mendes Ribeiro.

Tive o privilégio de ser amigo de Dr. Deusdedit Ribeiro (seu esposo) e comprovei como poucos o amor que eles tinham um pelo outro, agora estão no amor eterno, não tenho, como ele (Deusdedit) próprio dizia: "a mais mínima dúvida"; pois como ambos, também, acredito na Vida Eterna.

A vida é efêmera aqui entre nós, entretanto, é eterna e plena entre os que assim creem, e, eles aqui neste Plano comprovaram que eram detentores dessa fé inabalável, portanto, o que mais me conforta é a certeza de que estão em plenitude de júbilo.

Foto: JTNEWSJacinto Teles visita o túmulo do seu grande amigo Deusdedit Mendes Ribeiro - foi em 2019 na companhia de dona Filó
Jacinto Teles visita o túmulo do seu grande amigo Deusdedit Mendes Ribeiro, em 2019, na companhia de dona Filó

Há pouco [em 2019]  acompanhado do amigo Marcos Paulo Furtado, estive com dona Filó em Brasília, ela com uma lucidez impressionante no auge dos seus 89 anos, me acompanhou à visita que fiz ao túmulo do meu extraordinário amigo inesquecível, Deusdedit Mendes Ribeiro, no Cemitério Campo da Esperança, local onde foi sepultado o fundador de Brasília, o grande Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK), posteriormente levado para Minas Gerais.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsTúmulo de Petrônio Portela e sua esposa d. Iracema no Campo da Esperança em Brasília
Túmulo de Petrônio Portela e sua esposa d. Iracema no Campo da Esperança em Brasília

E ali, dona Filó, após proferir minha oração no túmulo do meu amigo Deusdedit, onde ela hoje se encontra [obviamente em matéria] foi logo me levando para conhecer a Praça dos Pioneiros, inaugurada em 1986 pelo então governador José Aparecido de Oliveira, ali se encontra o monumento em homenagem a JK, bem como o túmulo do piauiense, que foi senador da República e ministro da Justiça, Petrônio Portela e sua esposa dona Iracema Portela...

Aqui fica registrado o meu abraço especial de conforto a toda a família de dona Filó, em especial às suas amadas e queridíssimas filhas Francinetti e Fernanda Ribeiro, bem como aos seus esposos, José Humberto e Juliano Almeida, respectivamente.

Foto: Arquivo Pessoal/InstagramDona Filó e Dr. Deusdedit: unidos para sempre na Eternidade
Dona Filó e Dr. Deusdedit: unidos para sempre, agora na Eternidade

Jamais pensei que dona Filó fosse partir tão de repente, sem ao menos poder nos dizer adeus. Faltam-me palavras e sobram-me sentimentos de gratidão por ter sempre me recebido em Brasília com tanto carinho. E depois que Dr. Deusdedit partira, parece que aumentara, naquela simpática e elegante senhora o seu carinho por este subscritor [que ela bem sabia: tinha no seu esposo um amigo inigualável], em que tivemos a oportunidade em vida, de provarmos em situações tão especiais para ambos, nossa amizade..., tal prova ocorrera em situações desafiadoras para nós; realmente a recíproca era plenamente verdadeira.

A minha gratidão àquela amizade continua tão presente, que, sempre que me lembro do meu pai e de minha mãe (Manoel Rodrigues Coutinho - seu Didício e Adelina Evangelista Teles), me vem imediatamente outra imagem de confiança e proteção, qual seja, a de Deusdedit Mendes Ribeiro, lamentavelmente ou felizmente todos já estão na Eternidade.

Descanse em paz dona Filó, em júbilo ao lado do meu querido amigo Deusdedit Mendes Ribeiro, sob a proteção de Deus, por meio do Espírito Santo.

Não é prazeroso falar sobre a partida de amigos, tampouco escrever, mas não poderia me furtar a esse registro..., apenas eu e Deus sabemos como não foi fácil fazer tal registro, inclusive como notícia. Mas está feito...

Fonte: JTNEWS

Comentários