Morre deputado federal, Luiz Flávio Gomes (LFG) aos 61 anos, em São Paulo

Luiz Flávio Gomes [LFG], na Câmara dos Deputados destacou-se no combate à corrupção e defendeu a criação da Polícia Penal; estava tratando uma leucemia mielóide aguda, diagnosticada em 2019

O deputado federal, Luiz Flávio Gomes (PSB-SP) faleceu na madrugada desta quarta-feira (1), aos 61 anos, em São Paulo. Jurista e professor de Direito Penal, eleito em 2018, estava de licença do cargo de deputado federal para tratamento de uma leucemia mieloide aguda, diagnosticada em 2019.

Foto: jacinto teles/JTNewsDeputado Luíz Flávio Gomes
Deputado Luiz Flávio Gomes - LFG, foi um dos deputados federais que priorizou a votação da PEC 372 da Polícia Penal

Luiz Flávio chegou a realizar um transplante de medula em janeiro deste ano, mas nos últimos dias seu quadro piorou.

Luiz Flávio Gomes (LFG), se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Araçatuba, em 1979. Entre os anos de 1980 e 1983, atuou com agente de polícia, delegado, promotor de justiça e juiz de direito.

O PSB, partido de LFG, anunciou o falecimento do deputado com um comunicado em seu site. O presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, lamentou a perda. "Lamento profundamente a perda do deputado Luiz Flávio que, embora novato, se revelou um grande quadro político e parlamentar, além de um figura de extraordinário valor humano."

Foto: Jacinto Teles/JTNewsLuiz Flávio Gomes em se Gabinete falando para o JTNEWS
Luiz Flávio Gomes na Câmara dos Deputados em seu gabine falando para o JTNEWS

Líderes políticos de diversos partidos também lamentaram a morte do deputado federal. O ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), foi um dos que escreveu lamentando a morte do companheiro de partido. "Hoje perdemos um amigo valente! Obstinado e inteligente! Estreou tarde na política, mas sempre com sucesso!."

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) foi outro a lamentar. "Luiz Flávio Gomes lutava contra a leucemia há 6 meses. Em janeiro fez transplante de medula óssea e recuperava-se bem, mas passou mal ontem", escreveu o ex-presidenciável.

Idealizou e fundou a Rede de Emsino LFG em 2003, a primeira em formato telepresencial do Brasil, vendida para a Anhanguera em 2008.

Gomes criou também o movimento de combate à corrupção "Quero um Brasil Ético". Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri e mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, publicou mais de 60 livros, sendo o seu mais recente “O Jogo Sujo da Corrupção”. Também foi comentarista do Jornal da Cultura.

A página oficial de Luiz Flávio Gomes no Instagram publicou Nota de falecimento na manhã desta quarta-feira.

A Associação dos Policiais Penais no Brasil (Ageppen-Brasil) também publicou Nota de pesar em homenagem ao deputado. "LFG foi um dos maiores entusiastas da criação da Polícia Penal, tornando seu gabinete verdadeiro ponto de apoio aos Policiais Penais do Brasil. [...] A diretoria da Ageppen-Brasil e todos os Policiais Penais apresentam as suas mais sinceras e profundas condolências a todos os familiares e amigos do grande mestre Luiz Flávio Gomes", externou a Ageppen-Brasil.

O editor do JTNEWS, Jacinto Teles Coutinho que é diretor jurídico da Ageppen-Brasil e diretor da ACADEPEN/PI lamentou na manhã desta quarta-feira a morte prematura do professor, jurista e político, Luiz Flávio Gomes, com quem teve importantes relações sociais e profissionais. Assim falou sobre esse fato lamentável:

"Hoje tive a imensa tristeza de pautar essa matéria pro JTNEWS. Fui seu aluno telepresencial em atualização jurídica na rede de Ensino LFG 2008. Na área de pesquisa publicamos juntos [ele como escritor e editor da IOB-Síntese Penal e Processual Penal] foram dois trabalhos científicos na área da Execução Penal e da Audiência de Custódia; cujos trabalhos foram publicados tanto na Síntese Penal e Processual Penal [IOB] como na Biblioteca Jurídica Digital do Superior Tribunal de Justiça. Foi um dos grandes apoiadores da Polícia Penal, inclusive, apresentou Requerimento a inclusão na Ordem do Dia do Plenário da Câmara dos Deputados da PEC nº 372, de 2017 em que sugeriu urgência na Pauta da Polícia Penal, fato que foi concretizado no final de 2019 com a promulgação da Emenda Constitucional 104/19 instituindo a Polícia Penal no art. 144, da Constituição Federal.

Para mim, que sou cristão, só resta rogar ao Céu para que Deus o receba na Mansão Celestial", manifestou Jacinto Teles acerca de Luiz Flávio Gomes.

Foto: Gabinete/LFGLuiz Flávio Gomes com representantes dos Policiais Penais em seu Gabinete em Brasília
Luiz Flávio com representantes dos Policiais Penais [integrantes da Ageppen-Brasil] em seu Gabinete em Brasília, Na foto está ladeado por Marcos Paulo  e Jacinto Teles 

O PSB, partido de LFG, anunciou o falecimento do deputado com um comunicado em seu site. O presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, lamentou a perda. "Lamento profundamente a perda do deputado Luiz Flávio que, embora novato, se revelou um grande quadro político e parlamentar, além de um figura de extraordinário valor humano."

Líderes políticos de diversos partidos também lamentaram a morte do deputado federal. O ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), foi um dos que escreveu em homenagem à morte do companheiro de partido. "Hoje perdemos um amigo valente! Obstinado e inteligente! Estreou tarde na política, mas sempre com sucesso!."

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) foi outro a lamentar. "Luiz Flávio Gomes lutava contra a leucemia há 6 meses. Em janeiro fez transplante de medula óssea e recuperava-se bem, mas passou mal ontem", escreveu o ex-presidenciável.

A Câmara dos deputados publicou uma notícia sobre o falecimento do deputado federal.

Fonte: JTNEWS

Comentários