Ministros Marcelo Queiroga e Ciro Nogueira visitam obras da nova maternidade em Teresina

Com investimento de aproximados R$ 135 milhões, oriundos da bancada federal, ministério da Saúde e governo do Piauí, a nova maternidade será a maior referência neonatal do estado

Nesta sexta-feira (08), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, desembarcou ao lado do ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, em Teresina. Na capital, Queiroga realizou uma visita as obras da nova maternidade de Teresina e entregou equipamentos no Hospital Universitário da UFPI.

Foto: Roberta AlineMinistro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Também estiveram presentes o secretário de Estado de Saúde, Florentino Neto, o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o senador Elmano Férrer, as deputadas federais Iracema Portella, Margarete Coelho e outras autoridades.

Na companhia do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, General Oswaldo Ferreira, Ciro e Queiroga acompanharam as obras da nova maternidade, situada na Avenida Presidente Kennedy, na zona Leste da capital.

“A maternidade mais antiga, em Belém, Maria andou de Palestina para Belém para ter filho em uma manjedoura, e nós não queremos mais as mães do Piauí fazendo isso para chegar nas maternidades. Queremos maternidades que tenham capacidade efetiva para atender o binômio mãe e filho”, afirmou Queiroga.

Foto: Roberta AlineMinistros Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga visitam obras da nova maternidade em Teresina
Ministros Ciro Nogueira e Marcelo Queiroga visitam obras da nova maternidade em Teresina

A deputada Margarete Coelho ressaltou a importância da obra e a dedicação da bancada federal na destinação de emendas. “É um grande sonho das mulheres e meninas piauienses. É um sonho que estamos vendo em pleno desenvolvimento e precisamos cuidar para que cheguem ao final. Vários parlamentares do Piauí se envolveram nessas obras colocando emendas e trabalhando nesse sentido”, disse Margarete.

Dr. Pessoa afirmou que o estado do Piauí merece uma maternidade moderna. “O estado do Piauí já merecia uma maternidade com esse porte. A Evangelina Rosa tem uns 45 anos e parece que foi uma doação da Inglaterra para o estado do Piauí. Já era hora de criar uma maternidade qualificada pra cuidar da criança e cuidar das gestantes com uma tecnologia moderna”, declarou o prefeito da capital.

Com investimento de aproximados R$ 135 milhões, oriundos da bancada federal, ministério da Saúde e governo do Piauí, a nova maternidade será a maior referência neonatal do estado. Serão 286 leitos, 115 destes destinados à terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta e 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, serão instalados 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru.

Conforme o ministro Ciro Nogueira a obra é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado com a bancada federal do Piauí. “Essa obra é um sonho de toda a sociedade piauiense, dos homens públicos. Nós fizemos questão de convidar o ministro para fazer essa visita para fazer o compromisso, que essa obra não seja paralisada. É um esforço do Governo do Estado, tem que se enaltecer muito o trabalho do saudoso Assis Carvalho, da deputada Iracema Portella, duas pessoas que colocaram realmente recursos aqui”, pontuou.

CPI 

Questionado sobre as convocações para depor na Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) Covid no Senado, Marcelo Queiroga respondeu que se coloca à disposição para responder a convocação.

“Esses outros eventos cabe ao parlamento. Eu e o ministro Ciro Nogueira estamos à disposição de todas as instituições do Brasil e estamos a disposição de todas as instituições e sobretudo ao povo do Brasil”, pontuou. 

Agenda em Teresina 

Na primeira agenda na capital piauiense, Queiroga fez uma visita ao novo Hospital Materno Infantil, no bairro Morada do Sol. Em seguida também participou da solenidade de entrega de equipamentos para Hospital da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI).

Fonte: JTNEWS

Comentários