Ministra Rosa Weber inicia mutirão carcerário pelo país
Programa terá duração de um mês. Desde o primeiro mutirão, cerca de 45 mil presos foram soltos por terem cumprido suas penasA presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, inaugura hoje (24/7) nova edição do mutirão carcerário nos presídios brasileiros. O programa terá duração de um mês, período em que devem ser revisados mais de 100 mil processos criminais para verificar a situação de detentos.

O trabalho será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que também é presidido pela ministra. Criado em 2008, o mutirão será realizado pela primeira vez de forma simultânea em todos os estados. Nas edições anteriores, a revisão de processos era realizada separadamente em cada unidade da federação.
Nesta semana, a ministra vai acompanhar pessoalmente a realização dos mutirões em Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Durante o trabalho de fiscalização, os técnicos dos tribunais estaduais e do CNJ vão analisar os processos envolvendo gestantes, mães, pais e responsáveis por menores de 12 anos, grupo que tem direito à prisão domiciliar, de detentos que já cumpriram a pena, mas continuam presos, além dos processos de investigados por tráfico de pequenas quantidades de drogas.
Os dados sobre o mutirão devem ser divulgados em setembro.
Desde a criação do projeto, foram analisados cerca de 400 mil processos, que concederam 80 mil benefícios de progressão de pena, liberdade provisória e trabalho externo. Cerca de 45 mil presos foram soltos por terem cumprido suas penas.
Fonte: JTNEWS com informações da Agência Brasil
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista
-
Política Voto de Cármen Lúcia pode formar maioria para condenar Bolsonaro
-
Segurança Pública Polícia deflagra operação contra influencers acusadas de movimentar R$ 10 milhões com o Jogo do Tigrinho no Piauí
-
Segurança Pública Homem é executado com vários tiros na cabeça na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública PF já prendeu sete pessoas em operação contra o Bonde dos 40 no Piauí e Maranhão
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça Diretor do Hospital São Marcos pode fazer acordo para evitar condenação em processo por desvio de milhões de reais
-
Geral Homem morre após grave acidente de moto na cidade de Beneditinos (PI)
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes