Membro do PCC acusado de 5 assassinatos em Teresina é preso em SP

Jefferson estava foragido desde novembro de 2024, quando escapou da Penitenciária Irmão Guido, na companhia de outros 18 criminosos.

O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Piauí, em operação conjunta com a Polícia Civil de São Paulo, prendeu, nessa quinta-feira (22), Jefferson Silva de Moraes, conhecido como “Nego Jefferson”, integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Contra ele foram cumpridos três mandados de prisão preventiva por envolvimento em homicídios ocorridos nos anos de 2023 e 2025, na região da Santa Maria da Codipi, zona norte de Teresina. Jefferson é investigado pela participação direta em cinco assassinatos.

Foto: Reprodução / Redes SociaisJefferson Silva de Moraes
Jefferson Silva de Moraes

Conforme as investigações, Jefferson estava foragido desde novembro de 2024, quando escapou da Penitenciária Irmão Guido, na companhia de outros 18 criminosos. Desde então, vinha se escondendo na capital paulista, mantendo ligação com a facção criminosa.

Segundo o delegado Barêtta, diretor do DHPP, a prisão foi realizada em um imóvel localizado na periferia da cidade de São Paulo, área considerada reduto do PCC. “Foi um trabalho muito bem feito pelo delegado Robert Lavor e sua equipe, e também com nosso núcleo de inteligência do DHPP, e o resultado foi o sucesso da prisão desse indivíduo, que é responsável diretamente por cinco homicídios na região da Santa Maria da Codipi, e também outros inquéritos que estão em curso, onde ele participa indiretamente. É um indivíduo altamente perigoso, já estava homiziado na periferia de São Paulo, em um bairro que é um reduto do PCC”, disse.

Durante a abordagem policial, Jefferson apresentou um documento falso na tentativa de enganar os agentes, mas foi prontamente reconhecido a partir de informações obtidas no relatório de investigação.

Ainda conforme o delegado Barêtta, Jeerson já teve familiares assassinados, incluindo o pai e um irmão. “Aqui ele cometeu crimes com facções, também por vingança, porque teve o assassinato do irmão dele, e ele matou pessoas na vingança, e também tinha disputa do tráfico de drogas. Tudo isso está dentro dos autos do inquérito policial, inclusive, há um mês e pouco o pai dele foi assassinado, nós já temos informações de que os indivíduos foram para dizimar a família, matar a família toda, pai, a mãe, quem estivesse lá, felizmente a mãe tinha saído, só estava o pai, e eles mataram. A intenção era justamente atrair ele [Jefferson] para Teresina, para matarem ele”, concluiu o diretor do DHPP.

Cronologia dos crimes

15/02/2023: Assassinato de Jairo Nascimento Sousa, no bairro Parque Brasil.

20/02/2023: Homicídio de José Luís de Oliveira, o “Luisinho”, no bairro Francisca Trindade.

24/01/2025: Execução de Marcos Paulo da Silva Oliveira, novamente no Parque Brasil.

29/01/2025: Carlos Ferreira dos Santos, de 23 anos, teve o corpo encontrado em um terreno baldio no residencial Edgar Gayoso, região do Grande Santa Maria.

30/01/2025: Assassinato de um homem identificado como Cremilton, cujo corpo foi localizado no povoado Boquinha, zona Rural Leste de Teresina.

27/02/2023: Jefferson também é investigado pela morte do engraxate Fagner Martins da Costa, de 38 anos, morto com seis tiros no bairro Mafrense.

Fonte: JTNEWS com informações do GP1

Comentários