Maternidade do Promorar em Teresina já atendeu três casos de COVID-19 em gestantes
Segundo o diretor Danilo Soares, até o momento 21 gestantes foram atendidas na unidade com sintomas semelhantes aos da COVID-19Três casos de gestantes positivas para COVID-19. Estes são os números de atendimento da Maternidade do Promorar, que desde o início de abril foi destacada para o atendimento exclusivo as grávidas com quadro de síndromes gripais.
A medida, adotada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem o objetivo de promover um atendimento qualificado a este público e cumprir o Plano de Contingência elaborado para o enfrentamento à doença.
Segundo o diretor Danilo Soares, até o momento 21 gestantes foram atendidas na unidade com sintomas semelhantes aos da COVID-19, todas com quadros leves.
“Dentre as três que testaram positivo, duas estão internadas conosco em tratamento clínico, e uma foi encaminhada para a Maternidade Evangelina Rosa por outros motivos não relacionados à doença”, explica o diretor.
Pelo protocolo do Ministério da Saúde, mulheres grávidas e puérperas estão incluídas no grupo de risco para COVID-19, o que requer atenção especial.
“A orientação para as gestantes com quadro leve é de que fiquem em casa, em isolamento por 14 dias. Na piora de algum desses sintomas, como aumento da falta de ar ou uma febre persistente de 48 a 72 horas, ela deve procurar uma de nossas maternidades: Buenos Aires, Satélite ou Wall Ferraz, onde será avaliada por um obstetra, que vai adotar uma conduta de internação ou não dependendo do caso”, esclarece Danilo Soares.
“Em caso de internação, essa gestante será encaminhada para a maternidade do Promorar, onde irá iniciar todos os protocolos de tratamento para COVID-19”, diz o diretor.
Danilo Soares ressalta ainda que, a partir do momento em que a gestante é diagnosticada com COVID-19, a FMS faz uma busca ativa para o monitoramento de todas as pessoas que entraram em contato com a gestante.
Durante o período de pandemia de COVID-19, a Maternidade do Promorar suspendeu temporariamente os serviços voltados para as gestantes sem suspeitas de síndromes gripais que chegavam por demanda espontânea ao local, bem como o atendimento às urgências obstétricas e outros serviços ofertados a recém-nascidos.
Nestes casos, a orientação é que esse público se dirija às outras maternidades do município. Com o fim da pandemia, a unidade voltará ao seu funcionamento normal.
Fonte: Prefeitura de Teresina
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Saída de Lewandowski abre debate no governo Lula sobre criação de Ministério da Segurança
-
Segurança Pública
Quatro homens são presos por tráfico de drogas no Norte do Piauí
-
Geral
Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital para fazer exames
-
Segurança Pública
Pintor é encontrado morto dentro de caçamba em Parnaíba
-
Geral
Anvisa manda retirar panetones do mercado e proíbe alimentos com cogumelos não autorizados
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Saúde
Aleitamento artificial: Qual o custo, os riscos e por que insistir no aleitamento materno?; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Três crianças desaparecem após saírem para brincar no Maranhão
-
Segurança Pública
Homem é preso suspeito de matar idoso em oficina mecânica no Piauí
-
Segurança Pública
DRACO deflagra operação e prende duas mulheres integrantes do PCC em Altos
-
Geral
STF terá programação especial para lembrar o 8 de janeiro