Mais um Policial Penal vítima da COVID-19 é sepultado no País; o deste domingo foi em Brasília

Neste domingo (17/5) foi em Brasília no Distrito Federal e amanhã onde será? Sindicato dos Policiais Penais do DF, lamenta a morte do policial penal e acusa o governo de Ibaneis Rocha de negligente

Mais uma vítima fatal da COVID-19 entre os Policiais Penais do País foi sepultada neste domingo (17/5), em Brasília no Distrito Federal. Francisco Pires de Souza, (45 anos), foi o primeiro policial penal do DF que veio a óbito em razão do novo Coronavírus, ele era lotado no Complexo Penitenciário da Papuda. 

Foto: Arquivo pessoalPolicial Penal, Francisco
Policial Penal, Francisco Pires de Souza - era carinhosamente conhecido como Chiquinho

Chiquinho [como carinhosamente era conhecido] foi sepultado na tarde deste domingo no Cemitério Campo da Esperança da Asa Sul, ele estava internado desde 28 de abril no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e não tinha registro de nenhuma comorbidade.

Foto: Jacinto Teles/JT NewsPaulo Rogério é presidente do Sindicato que representa os Agentes Penitenciários do DF
Paulo Rogério - presidente do SINDPEN-DF denuncia negligência do governo do Distrito Federal  e a insensatez da Vara de Execução Penal frente à proteção dos Policiais Penais no enfrentamento à COVID-19

 O JTNEWS procurou na tarde deste domingo (17), o presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (SINDPEN-DF), Paulo Rogério, que lamentou a morte do colega e cobrou ações do governo do DF acerca de condições dignas para que todos os policiais penais possam trabalhar no enfrentamento à COVID-19, visando assim mitigar os seus efeitos e não serem [os policiais penais] vítimas fatais dessa doença cruel.

A reportagem será intercalada com vídeos em homenagem ao Policial Penal, Francisco Pires de Souza prestadas no cortejo e sepultamento

O Sindicato dos Policiais Penais do DF expediu Nota de Pesar cumulada com de Indignação a sobre a morte do policial penal, Francisco Pires de Souza (o Chiquinho) como era carinhosamente conhecida na categoria. Dentre as argumentações constante da Nota estão as seguintes:

"Um policial penal que não se acovardou durante a luta contra o Coronavírus dentro do Sistema Penitenciário do Distrito Federal sucumbiu hoje. Partiu sem que tenham lhe garantido dignidade. Faleceu num leito de hospital, despojado ao lado de um preso que padecia do mesmo mal.

Nem à beira da morte recebeu o reconhecimento por sua bravura. Morreu abandonado pelo Estado a quem dedicou sua vida e vivacidade.

FRANCISCO PIRES DE SOUZA, irmão lotado na Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF1), foi obrigado a nos deixar ainda muito jovem, com apenas 45 anos, vítima do descaso que sempre esfacelou a nossa categoria.

Em meio a tanta dor, o Sindpen quer saber: QUANTOS DE NÓS PRECISARÃO MORRER PARA QUE SE IMPORTEM?" E prossegue a Nota do Sindicato representativo da categoria policial penal:

"Francisco faleceu sem que o secretário-adjunto de Assistência à Saúde do DF, Ricardo Tavares, cumprisse o acordado na reunião com o sindicato, no último dia 6 de maio. Ficou determinado que seria garantido aos policiais penais, em caso de internação, espaços físicos distintos daqueles onde estejam pessoas presas, mas isso não ocorreu." Confira a íntegra da Nota do SINDPEN clicando aqui.

O Sindicato dos Policiais Penais do DF está convocando a categoria para um protesto em  frente ao Palácio Buriti à 10:00 horas desta segunda-feira

O SINDPEN-DF anunciou a manifestação antes do sepultamento do Policial Penal, Chiquinho. A manifestação deve ocorrer às 10:00h em frente ao Palácio Buriti, que é a sede do governo do Distrito Federal, onde despacha o governador Ibaneis Rocha. Na ocasião será cobrada ação responsável do governo Ibaneis Rocha acerca das reivindicações da categoria para enfrentamento eficaz ao nvo Coronavírus.

A saída está prevista acontecer a partir do estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, de onde os policiais penais se dirigirão em carreata até o Palácio do Buriti. A coordenação do evento recomenda que cada policial penal leve os seus equipamentos de proteção inidividual e de uso pesso, sobretudo máscara protetora.

Fonte: JTNEWS

Comentários