Macapá terá 2º Turno; Josiel Alcolumbre vai enfrentar Dr. Furlan em 20 de dezembro

O primeiro teve 59.511 votos (29,47%) e o segundo, 32.369 (16,03%). Dez candidatos estavam na disputa eleitoral

Com 292.718 eleitores aptos a votar, Macapá teve, neste domingo (6/12) Eleições para escolher o prefeito, vice-prefeito e 23 vereadores para a Câmara Municipal. Os candidatos Josiel (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) vão disputar o segundo turno para a prefeitura da capital amapaense no próximo dia 20. O primeiro teve 59.511 votos (29,47%) e o segundo, 32.369 (16,03%). Dez candidatos estavam na disputa eleitoral. 

Foto: Governo do AmapáCidade de Macapá onde ocorreu neste domingo (6/12) as Eleições para prefeito e vereador
Cidade de Macapá onde ocorreu neste domingo (6/12) as Eleições para prefeito e vereador

Macapá foi a única capital do país com as eleições adiadas, por conta da falta de segurança em meio ao apagão que o Amapá enfrentou por mais de 20 dias em novembro. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, esteve na cidade para acompanhar o pleito.

Em entrevista coletiva no sábado (5), ele defendeu a segurança das eleições municipais na capital e explicou o porquê de o adiamento não ter se estendido aos outros municípios do Amapá.

Foto: Gabriel Penha/Photopress/Estadão ConteúdoJosiel e Dr. Furlan disputarão 2º Turno em 20 de dezembro em Macapá
Josiel e Dr. Furlan disputarão 2º Turno em 20 de dezembro em Macapá

— A questão da capital, volto a dizer, não foi apenas o apagão, mas a segurança pública. A campanha tem prazo legal, que foi obedecido nas outras cidades — disse.

Em nota divulgada neste domingo, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ressaltou a importância do direito de voto e parabenizou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Regional Eleitoral (TRE-AP) por garantirem tranquilidade e eficiência ao processo de votação. 

Ponto bastante controverso o de prorrogação das Eleiçoes

Tanto a oposição como setores da mídia nacional denunciou que a prorogação do pleito eleitoral se deu por influência do irmão do candidato Josiel (DEM) presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) junto a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou tal situação e declarou que o TSE sob sua presidência, apenas acatou pedido do Tribunal Regional Eleitoral.

Foto: STFPresidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luís Roberto Barroso

O ponto controverso se dá justamente no fato de que existia outros municípios queestavam nas mesmas condições de 'apagão' como Macapá, e para supresa da população o TRE só pediu ao TSE a prorrogação com relação à Macapá.

Os horários de votação, neste domingo, foram mantidos das 7h às 17. De acordo com o boletim divulgado pelo TSE às 16h, nove das 703 urnas foram substituídas (1,05%) e não houve seções com votação manual. Veja abaixo o perfil dos candidatos que vão para o segundo turno.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsTSE - Tribunal Superior Eleitoral
TSE - Tribunal Superior Eleitoral em Brasília

Josiel (DEM) - José Samuel Alcolumbre Tobelem [Vice - Silvana Vedovelli Avante]. Josiel, tem 47 anos, é natural de Belém do Pará e concorre a um cargo público pela primeira vez. É casado e tem uma filha. Foi emancipado aos 16 anos para trabalhar e ajudar a família.

Atualmente, é empresário no setor privado e jornalista. Filiado ao partido Democratas desde 2010, é o atual presidente do Diretório Municipal do partido em Macapá. Josiel é irmão do senador Davi Alcolumbre e primeiro suplente no cargo. Integra a coligação “Macapá em primeiro lugar” (DEM/ Avante/ PDT/ PSC/ PL/ PV/ PSDB/ PSD/ Solidariedade/ PROS/ Republicanos e PP) e tem como vice em sua chapa a enfermeira e ex-secretária Municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.

Dr. Furlan (Cidadania) - O candidato Antônio de Oliveira Furlan, conhecido como Dr. Furlan, tem 47 anos [tem como Vice – Monica Penha (MDB)]. É deputado estadual desde 2011, cumprindo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa do Amapá. É casado e tem sete filhos.

Ele nasceu na Costa Rica, quando os pais se mudaram de país para estudar. Mas pela legislação, ele é brasileiro, pois filhos de pais brasileiros que estudam ou trabalham em outro país permanecem com nacionalidade brasileira.

Formado em medicina, é cirurgião cardiovascular. Concilia até hoje as atividades de médico com as de deputado. Integra a Coligação De coração por Macapá (Cidadania/MDB/PMN). A candidata a vice é a instrumentadora cirúrgica Mônica Penha.

Fonte: JTNEWS com informações da Agência Senado

Comentários