Luciano Huck disse que termo "Orçamento de guerra" é inadequado

O termo é usado para se referir à PEC 10/2020, proposta que separa os gastos do governo com medidas de enfrentamento à covid-19 dos que já estavam programados

O apresentador e empresário Luciano Huck disse não considerar adequado o termo 'Orçamento de guerra' para se referir à PEC 10/2020, proposta que separa os gastos do governo com medidas de enfrentamento à covid-19 daqueles que já estavam programados.

Foto: World Economic Forum/Sandra BlaserLuciano Huck, empresário e apresentador da Rede Globo
Luciano Huck, empresário e apresentador da Rede Globo

Questionado pelo Poder360, Huck disse considerar que o termo amplamente utilizado por congressistas, integrantes e parte da mídia é "derrogatório". "Não estamos em guerra. Estamos todos em um movimento de salvação. Não de ataque", analisou o apresentador da TV Globo e possível candidato à Presidência em 2022.

"Que nome deveria ter o orçamento especial? 'Orçamento da Salvação'?", perguntou a reportagem. O apresentador respondeu: “É uma opção. Ou simplesmente 'Orçamento de Emergência'. Mas não de guerra".

A proposta de separar o Orçamento fiscal, que reúne desembolsos recorrentes com Previdência Social e custeio da máquina pública, por exemplo, do Orçamento extraordinário criado para medidas a serem tomadas durante a pandemia da covid-19, já foi aprovada na Câmara dos Deputados. O Senado pretende votá-la na quarta-feira (15).

O 'Orçamento de guerra' não é o primeiro termo a provocar discórdia durante a crise da covid-19. Economistas de diferentes linhas de pensamento discutiram também nas últimas semanas o emprego da palavra ‘coronavoucher‘ para se referir ao auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores e pessoas de baixa renda impactados pela crise da covid-19.

Fonte: Poder360

Comentários