Lacen-PI aumenta capacidade de realização de exames com novos equipamentos

O setor, que no início da pandemia contava com quatro técnicos, dispõe hoje com 14 técnicos efetivos e 28 técnicos contratados, somente na área desse diagnóstico

O Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen) dispõe agora de um novo equipamento de extração automatizada (Termofischer), doado pelo Ministério da Saúde.

Foto: DivulgaçãoLacen/PI
Lacen/PI

O aparelho realiza 96 extrações a cada 40 minutos. Ele se soma a outros equipamentos e melhorias realizadas no laboratório que irão incrementar ainda mais a capacidade de resposta laboratorial dos casos suspeitos da COVID-19 no estado. O governador Wellington Dias, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, visitou, nesta quinta-feira (17), o Lacen e conheceu o equipamento.

O Governo do Piauí adotou as medidas necessárias durante a pandemia e reestruturou e ampliou a capacidade técnica do laboratório de biologia molecular, onde são realizados os diagnósticos de coronavírus, por meio da detecção viral de Sars-CoV-2 pela metodologia, padrão ouro, RT-PCR.

O setor, que no início da pandemia contava com quatro técnicos, dispõe hoje com 14 técnicos efetivos e 28 técnicos contratados, somente na área desse diagnóstico. Durante a visita, o governador aproveitou para agradecer aos profissionais do laboratório pelos serviços prestados à população no período da pandemia.

“O Piauí tem razões para ter orgulho e se sentir vitorioso se comparar a outros estados em relação ao nosso laboratório central. O Lacen tem a capacidade de trabalhar em diversas áreas: aqui faz teste de DNA, exame para tuberculose e outras diferentes áreas; e foi fundamental para o momento que estamos vivendo no Piauí em relação ao novo coronavírus", afirmou Wellington.

"Aqui tínhamos o desafio de ampliar a capacidade de exames e isso foi feito. Já são mais de 45 mil exames com um tempo de resposta que é um dos melhores do Brasil. A equipe se debruçou todos os dias para garantir a identificação dos casos de COVID-19, a partir daí permitir o tratamento cedo e salvar vidas. Hoje agradecemos ao Lacen e continuaremos investindo nesse instrumento importante de saúde pública do Estado”, destacou.

O Laboratório de Biologia Molecular aumentou o número de técnicos para aperfeiçoar a execução da metodologia RT-PCR que é realizada em basicamente três etapas analíticas: extração, amplificação, análise de resultados, e assim com prazo de execução final superior a outras metodologias conhecidas pela população, pois esses são feitos de forma manual.

O Lacen também possui equipamento automatizado da Abbott do programa de IST/AIDS, que em parceria com o Ministério da Saúde, foi incorporado à rotina pela emergência durante a pandemia e assim “adaptada” para aperfeiçoar esse diagnóstico.

No Lacen também foi implantada a metodologia quimioluminescência de diagnóstico sorológico para detecção de anticorpos IgM e IgG no setor de Imunologia, com a finalidade de identificar se houve contato do paciente com o vírus Sarrs-CoV-2. Inicialmente vêm sendo testados os profissionais da rede hospitalar estadual que atuam na linha de frente da COVID-19 e posteriormente serão ofertados para a população.

O responsável pelo setor de Biologia Molecular do laboratório, Avelino Soares explicou sobre a metodologia da quimioluminescência. “Esse método é um exame que o setor de imunologia já está equipado e funcionando. Vai fazer o que a gente chama de sorologia para detecção de anticorpos dos pacientes testados e aí poder saber se eles estão com presença de anticorpos de IGM e IGC", explicou Avelino.

"Na parte de biologia molecular a amostra vai seguir o fluxo normal, ou seja, ela vai passar pelo processo de extração em um desses métodos, ou o automático ou o manual, e depois a amostra segue para o setor de amplificação. Estaremos com cinco máquinas de PCR disponíveis para dar prosseguimento a essa etapa”, concluiu.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários