Justiça suspende concurso do Exército por descumprir Lei de Cotas Raciais
A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), e reserva a candidatos negros deverá ser aplicada à totalidade das vagas do concursoA pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou liminarmente a suspensão da segunda etapa do concurso de admissão 2020 para matrícula no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar e no Curso de Formação de Capelães Militares em 2021.
A segunda etapa estava prevista para ser iniciada no dia 18 de janeiro, foi suspensa até que seja retificada a quantidade de vagas reservadas a candidatos negros. A decisão dessa sexta-feira (15), prevê multa diária no valor de R$ 1mil, a ser revertida para o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos, em caso de descumprimento.
Ficou decidido, ainda, que as vagas acrescidas pela correção do cálculo devem ser distribuídas, mediante sorteio público, entre os cargos para os quais foram oferecidas duas ou mais vagas.
Na ação, ajuizada em 12 de janeiro, o procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho requer, além da confirmação do pedido liminar, a anulação do concurso, no caso de não ser possível a retificação do edital para ajustá-lo à Lei nº 12.990/2014, visto que o procedimento fica ilegal ao não respeitar o cálculo de reserva determinado na Lei de Cotas Raciais.
Repercussão nacional
O MPF destaca que, apesar de a ação ter sido ajuizada na Justiça Federal da Bahia, o determinado na decisão judicial deve ser estendido para todo o país, considerando que o concurso será realizado em âmbito nacional, e a todos os candidatos, em respeito ao princípio da isonomia nos concursos públicos.
Confira a íntegra da ação.
Fonte: JTNEWS com informações do MPF
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Mulher é presa acusada de sequestrar e roubar idosa no Centro de Teresina
-
Segurança Pública
Polícia deflagra operação contra grupo acusado de vender celulares e bebidas sem nota fiscal em Teresina
-
Segurança Pública
Empresário alvo de mandados no Terras Alphaville fornecia iPhones contrabandeados
-
Geral
Apresentador César Filho vai passar por nova cirurgia
-
Segurança Pública
Réu por homicídio é preso em Picos após fugir de julgamento
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Geral
Morre vice-prefeito de Parnaíba, Dr. Darllan Barros, após passar mal e ser hospitalizado
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido