Justiça reconhece direito de servidor à incorporação de 11,98% nos vencimentos por erro na conversão da URV
A decisão também afastou a alegação de prescrição do fundo de direito, reconhecendo que se trata de uma relação de trato sucessivo.A Justiça do Piauí determinou que o Estado deve incorporar o percentual de 11,98% na remuneração de um servidor público, devido a falhas na conversão da moeda Cruzeiro Real para URV, ocorrida em 1994. A decisão foi proferida pela 2ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que acolheu parcialmente o recurso do autor da ação.
O processo, com valor da causa estimado em R$ 52.870,46, reconhece que houve decréscimo indevido nos vencimentos do servidor, configurando erro na aplicação da Lei nº 8.880/94, que estabeleceu os critérios da conversão monetária no início do Plano Real.
A decisão também afastou a alegação de prescrição do fundo de direito, reconhecendo que se trata de uma relação de trato sucessivo. Por isso, o autor terá direito a receber os valores retroativos dos últimos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação, devidamente corrigidos.
Embora o pedido de danos morais tenha sido negado (por falta de comprovação de abalo à personalidade do autor), a Justiça determinou que o percentual de 11,98% seja incluído nos vencimentos do servidor a partir do trânsito em julgado da decisão.
O juiz relator destacou que tanto o Supremo Tribunal Federal quanto o Superior Tribunal de Justiça possuem jurisprudência consolidada sobre o tema, reconhecendo o direito de recomposição salarial para servidores afetados pela conversão monetária incorreta, especialmente nos casos em que os salários eram pagos antes do término do mês trabalhado.
Esta ação foi promovida pelo escritório JK Advocacia e Consultoria Especializada, por meio do advogados Jacinto Teles e Kayo Coutinho.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Ciclone causa destruição, deixa 4 mortos e 400 feridos no Paraná
-
Geral
Secretário de Cultura Rodrigo Amorim sofre acidente na BR 343 em Campo Maior
-
Política
Câmara aprova projeto que dificulta abortos legais em crianças
-
Esportes
GP do Brasil de Fórmula 1: onde assistir, data, horário, classificação e tudo sobre a corrida
-
Justiça
Após STF negar recurso, veja o que falta para possível prisão de Bolsonaro
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Médica Tayná Varão, de 34 anos, morre em Teresina após batalha contra o câncer
-
Política
TCE-PI encontra indícios de irregularidades em contratos terceirizados da Prefeitura de Pedro II e determina inspeção
-
Segurança Pública
Postos da Rede HD vendiam combustível adulterado e lavavam dinheiro para o PCC no Piauí, diz polícia
-
Geral
Após denúncias do JTNEWS, TCE-PI confirma falhas e determina plano de ação em OSS da Saúde no Piauí
-
Geral
Esposa do vice-prefeito Darllan Barros se pronuncia após morte do marido