Justiça obriga Estado do Piauí a devolver descontos previdenciários ilegais a servidor público inativo
A Justiça entendeu que a norma violou a Constituição ao invadir competência dos estados para definir regras sobre a contribuição dos seus próprios militares.O Estado foi condenado a devolver todos os valores descontados, de forma considerada ilegal, sobre os proventos de um militar inativo desde sua passagem para a reserva, em março de 2024.

A sentença aponta que os descontos foram feitos com base na Lei Federal nº 13.954/2019, considerada inconstitucional no que se refere à cobrança previdenciária de militares estaduais inativos. A Justiça entendeu que essa norma violou a Constituição ao invadir a competência dos estados, que são os responsáveis por legislar sobre as contribuições dos seus próprios militares.
O juiz Carlos Eugênio Macedo de Santiago, do Juizado Especial da Fazenda Pública de Floriano, destacou que cabe exclusivamente aos estados, por meio de lei específica, definir regras sobre a contribuição dos policiais e bombeiros militares na inatividade, conforme os artigos 42 e 142 da Constituição Federal.
Além de declarar a cobrança ilegal, o magistrado condenou o Estado a devolver integralmente todos os valores descontados do militar, devidamente corrigidos.
A decisão reforça o entendimento já consolidado em tribunais superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF), que define ser competência dos estados estabelecer a alíquota de contribuição dos militares inativos e pensionistas, não cabendo à legislação federal essa definição.
Esta ação foi promovida pelo escritório JK Advocacia e Consultoria Especializada, por meio dos advogados Kayo Coutinho e Jacinto Teles.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Piauí Ministério da Agricultura recolhe vacinas após mortes de 209 animais no Piauí
-
Geral Homem morre após cair de motocicleta próximo à Colônia Agrícola Major César
-
Geral Vice-prefeita de José de Freitas recebe alta após diagnóstico de leucemia
-
Política Ex-prefeito de Santa Rosa do Piauí é multado por irregularidades em contratações sem licitação
-
Geral Três pessoas morrem após colisão envolvendo três veículos na BR 316 em Caxias
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública Homem é morto a facadas durante briga com irmão no Litoral do Piauí
-
Política MPPI aciona na Justiça, prefeito de Campo Maior por retenção indevida superior a R$ 2 milhões de empréstimo consignado
-
Justiça Site do STF destaca ADI que invalidou lei de MG que permitia contratação sem concurso para a Polícia Penal
-
Geral Família de Alice Brasil agradece equipe do Samu de Teresina após tragédia no Colégio CEV
-
Geral Prefeitura de Simões (PI) firma contrato de R$ 1,6 milhão para reforma de escola municipal com prazo de seis meses