Justiça Itinerante realiza casamento comunitário na Penitenciária Irmão Guido

Para o Superintendente da Justiça Itinerante, Henrique Luiz da Silva, a iniciativa reforça o compromisso do Judiciário em alcançar todos os públicos.

A Justiça Itinerante promoveu, nesta semana, o último casamento comunitário do ano, na Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, oficializando a união civil de 10 casais. A ação integra as atividades do programa voltadas à garantia de direitos e à promoção da cidadania, inclusive no sistema prisional.

 

Foto: Reprodução/TJPIJustiça Itinerante realiza casamento comunitário na Penitenciária Irmão Guido
Justiça Itinerante realiza casamento comunitário na Penitenciária Irmão Guido

Para o Superintendente da Justiça Itinerante, Henrique Luiz da Silva, a iniciativa reforça o compromisso do Judiciário em alcançar todos os públicos. “A Justiça Itinerante tem como missão levar serviços essenciais a quem mais precisa, inclusive às pessoas privadas de liberdade. O casamento comunitário dentro da penitenciária demonstra que a Justiça está presente, garantindo direitos fundamentais e promovendo cidadania”, ressaltou.

A cerimônia foi conduzida pela Analista Judicial Vanessa Brandão, que destacou o significado do ato para os casais e suas famílias. “O casamento civil representa segurança jurídica, dignidade e reconhecimento do vínculo familiar. Em um ambiente como o sistema prisional, esse momento ganha um valor ainda mais simbólico, porque reafirma direitos e fortalece laços afetivos essenciais para a ressocialização”, afirmou.

Além de oficializar as uniões, o casamento comunitário contribui para a regularização da situação civil dos participantes, impactando positivamente aspectos familiares e sociais. A ação integra um conjunto de serviços realizados pela Justiça Itinerante em unidades prisionais, com foco na inclusão, no acesso à Justiça e no respeito à dignidade humana.

Fonte: JTNEWS com informações do TJPI

Comentários