Justiça expede mandado de prisão contra prefeito e empresários de Itaueira (PI)

Os alvos são acusados de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, associação criminosa, entre outros crimes

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) expediu mandados de prisão, em nova fase da Operação Perpetuatio, contra o prefeito de Itaueira, Quirino de Alencar Avelino (PTB), o secretário de Obras do município, Gaston de Sousa Cavalcante, e os empresários Jeremias Pereira da Silva e Edivá de Sousa Cavalcante.

Foto: Reprodução/FacebookQuirino Avelino, prefeito de Itaueira
Quirino Avelino, prefeito de Itaueira

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpre os mandados na manhã desta terça-feira (22). A Polícia Civil e Polícia Militar estão dando apoio à ação.

Até o momento, apenas o empresário Jeremias Pereira da Silva foi localizado e preso. Os demais estão foragidos. Os alvos são acusados de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, associação criminosa, entre outros crimes.

A polícia investiga a aquisição fraudulenta de uma ambulância para a Secretaria Municipal de Saúde de Itaueira e fraudes em construções e reformas de obras públicas, incluindo pavimentação de vias. Além disso o prefeito é acusado de não prestar contas adequadamente e fraudar o serviço de transporte escolar.

Segundo o GAECO, o prefeito Quirino se utilizou de empresas de fachada e de servidores públicos para macular processos licitatórios.

Os valores desviados já contabilizados superam a marca de R$ 1,7 milhão. Outros contratos ainda estão sendo auditados, para totalizar o valor desviado.

O TJ-PI determinou o imediato afastamento de Quirino Avelino do cargo de prefeito. O presidente da Câmara, Francisco Antonio da Silva, foi notificado da determinação e deve empossar o vice-prefeito do município às 17h desta terça (22).

Fonte: JTNEWS

Comentários