Justiça determina que a Fundação Municipal de Saúde de Teresina regularize urgentemente o estoque de medicamentos
Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem 30 dias para restabelecer suprimentos e implementar programa de compras regularesApós uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública determinou que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina regularize, em até 30 dias, o estoque de medicamentos, insumos e materiais na Atenção Básica da rede de saúde pública da capital.

A sentença, proferida pelo juiz Lirton Nogueira Santos em 22 de fevereiro, atendeu às demandas do MPPI, que, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, identificou diversas irregularidades no fornecimento de medicamentos e insumos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Além disso, constatou-se a escassez de materiais de trabalho para os profissionais da Atenção Básica da FMS.
O promotor de Justiça Eny Pontes ressaltou que a ação foi movida diante das evidências de falhas no abastecimento, prejudicando o atendimento aos pacientes e comprometendo a eficácia dos serviços de saúde. "É imperativo que os serviços públicos sejam prestados de forma adequada e efetiva, garantindo o acesso da população a medicamentos e cuidados básicos", destacou Pontes.

A decisão judicial ordena que a FMS adote medidas imediatas para restabelecer o estoque de insumos básicos e medicamentos em todas as UBS, assegurando a continuidade dos atendimentos. Além disso, a Fundação deve implementar um programa de compras regulares, visando evitar futuros desabastecimentos que possam comprometer o atendimento à comunidade.
Fonte: JTNEWS com informações do MPPI
Comentários
Últimas Notícias
-
Política Marcelo Castro (MDB) rebate críticas sobre agendas políticas com “inimigos” de Rafael Fonteles (PT)
-
Justiça Bolsonaro será julgado por racismo na Justiça Federal
-
Segurança Pública DENARC deflagra operação para cumprir 30 mandados contra traficantes em Teresina
-
Segurança Pública Homem é encontrado morto na Avenida Zequinha Freire na zona leste de Teresina
-
Segurança Pública Acusado de comprar carro elétrico de R$ 119 mil com Pix falso é preso em Altos
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Geral Balanço
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Política Ministro André Mendonça autoriza PF a prender “Careca do INSS” em nova fase da Operação Cambota
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico