Justiça determina que a Fundação Municipal de Saúde de Teresina regularize urgentemente o estoque de medicamentos
Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem 30 dias para restabelecer suprimentos e implementar programa de compras regularesApós uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a 1ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública determinou que a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina regularize, em até 30 dias, o estoque de medicamentos, insumos e materiais na Atenção Básica da rede de saúde pública da capital.
A sentença, proferida pelo juiz Lirton Nogueira Santos em 22 de fevereiro, atendeu às demandas do MPPI, que, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, identificou diversas irregularidades no fornecimento de medicamentos e insumos em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Além disso, constatou-se a escassez de materiais de trabalho para os profissionais da Atenção Básica da FMS.
O promotor de Justiça Eny Pontes ressaltou que a ação foi movida diante das evidências de falhas no abastecimento, prejudicando o atendimento aos pacientes e comprometendo a eficácia dos serviços de saúde. "É imperativo que os serviços públicos sejam prestados de forma adequada e efetiva, garantindo o acesso da população a medicamentos e cuidados básicos", destacou Pontes.
A decisão judicial ordena que a FMS adote medidas imediatas para restabelecer o estoque de insumos básicos e medicamentos em todas as UBS, assegurando a continuidade dos atendimentos. Além disso, a Fundação deve implementar um programa de compras regulares, visando evitar futuros desabastecimentos que possam comprometer o atendimento à comunidade.
Fonte: JTNEWS com informações do MPPI
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Suspeito de matar PM aposentado no Maranhão é preso em Teresina
-
Geral
"É dinheiro que vai sobrar para levar mais comida para casa", diz Lula durante anúncio da nova CNH do Brasil
-
Política
Lula avalia vetar pontos do PL da Dosimetria
-
Segurança Pública
Padrasto é preso acusado de estuprar e engravidar enteadas de 11 e 14 anos em Pedro II
-
Esportes
Projeto Social Jiu-jitsu e Cidadania cresce na região e impacta mais de 90 alunos com esporte, disciplina e inclusão
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Prefeitura de Simões gasta mais de R$ 1,1 milhão em pneus e TCE-PI multa prefeito
-
Esportes
Hamilton sugere mudanças de funcionários da Ferrari para F1 2026
-
Educação
Estudante João Daniel é eleito representante do Parlamento do Futuro e viverá rotina parlamentar na Alepi em 2026
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas
-
Saúde
Mais que uma Lei: Um Compromisso com a Vida e a Maternidade; por Grazi Mantovaneli