Justiça condena banco a devolver valores e pagar indenização a idoso por empréstimo consignado não contratado no Piauí
Além disso, o banco arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios fixados em 10% do valor total da condenação.O Tribunal de Justiça do Piauí condenou o Banco Bradesco a cancelar um contrato de empréstimo consignado, restituir em dobro os valores descontados e pagar indenização por danos morais a um aposentado que teve descontos indevidos em seu benefício previdenciário.

De acordo com o processo, o autor da ação foi surpreendido com descontos mensais em sua aposentadoria referentes a um empréstimo que ele não reconheceu ter contratado. O banco, em sua defesa, alegou que a contratação foi realizada de forma regular, com ciência do cliente. No entanto, não apresentou provas documentais suficientes para comprovar a transferência do valor, como comprovante de TED ou cópia válida do contrato.
Na sentença, o magistrado destacou que a instituição financeira não conseguiu demonstrar a existência do contrato, tornando-o nulo. O juiz também enfatizou que o Código de Defesa do Consumidor é aplicável ao caso, e que o banco deveria adotar medidas de segurança para evitar fraudes, considerando a vulnerabilidade do consumidor.
"Assim, não há que se falar na isenção de responsabilidade da parte requerida por culpa exclusiva de terceiro, considerando sua negligência em não verificar a idoneidade dos documentos apresentados por seus consumidores, para a contratação de serviços."conforme consta na sentença.
Como reparação, o banco foi condenado a pagar R$ 3 mil por danos morais, valor que deverá ser corrigido e acrescido de juros. Também terá que devolver, em dobro, todos os valores descontados indevidamente, com atualização e juros desde cada desconto.
Além disso, o banco arcará com as custas processuais e os honorários advocatícios fixados em 10% do valor total da condenação.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Cultura Democracia Paritária Político-Eleitoral: Retrocessos, desafios e possibilidades de ação no Brasil
-
Geral Trabalhadores da limpeza urbana de Teresina deflagram greve devido a atraso salarial
-
Segurança Pública Policiais baleados em Caxias são transferidos para Teresina
-
Justiça Juizado Especial Cível de Teresina anula contrato de cartão consignado abusivo e condena banco a indenizar consumidor
-
Segurança Pública Polícia faz buscas para localizar criminoso que matou delegado durante operação em Caxias
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Ex-prefeito de José de Freitas é multado por irregularidades em licitação para coleta de resíduos de saúde
-
Política Ex-prefeito de Massapê do Piauí é multado por descumprir lei da transparência
-
Segurança Pública Delegado de Caxias (MA) morre e dois policiais são baleados durante operação
-
Segurança Pública Casal acusado de tráfico de drogas é preso em bar na cidade de Parnaíba (PI)
-
Esportes De Jaicós para o Fluminense: a trajetória de Hércules, o volante piauiense que conquistou o Brasil