Jovem senadora do Piauí, fala ao JTNews sobre sua experiência no Senado Federal

Yasmin de Carvalho Leal, representou o PI no Programa Jovem Senador; foi muito importante porque incentiva o aluno a desenvolver texto argumentativo a respeito de como pensar sobre questões políticas

O JTNews fez uma visita mais do que especial nesse final de semana, no domingo (8/12), foi na cidade de Belém do Piauí [localizada a 393 km de Teresina, entre Jaicós e Padre Marcos], região do semiárido piauiense.

Foto: Senado Federal/FlickrYasmin de Carvalho Leal
Yasmin de Carvalho Leal - que estreia como jovem senadora na Tribuna do Senado Federal

O 'alvo certo da notícia' foi a jovem senadora, a estudante da escola pública estadual, Centro Educacional Sebastião de Sousa, em Belém do Piauí, Yasmin de Carvalho Leal [aluna da professora Janeide Sousa e Silva que a orientou na participação do Projeto], filha do Sr. Enivais Leal de Oliveira e da Sra. Iracema Expedita de Carvalho, ela [a jovem senadora pelo Piauí - 2019] é nossa entrevistada especial desta edição de hoje (12). Yasmin Leal, falou sobre sua experiência como 'jovem senadora' em Brasília entre os dia 25 a 29 de setembro do ano em curso. Cada Estado do País escolheu um participante, do Piauí, ela foi a selecionada.

Foto: Jacinto Teles/JTNewsJovem senadora do Piauí, Yasmin Leal
Jovem senadora do Piauí, Yasmin Leal, que falou para o JTNews em sua residência em Belém do Piauí

O Programa Senado Jovem Brasileiro, criado por meio da Resolução 42/2010, engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal.  O nome-síntese Jovem Senador é utilizado para referir-se ao conjunto das atividades do Programa. O Jovem Senador é realizado anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

Foto: Senado Federal/FlickrYasmim Leal é observada pelos senadores Elmano Férrer e Jaques Wagner
Yasmim Leal é observada pelos senadores Elmano Férrer (PI) e Jaques Wagner (BA)

Confira a entrevista com Yasmin de Carvalho Leal:

JTNEWS: Bom dia, Yasmin, como conseguiu e como foi participar em Brasília do Programa Senado Jovem Brasileiro? por meio do projeto que é denominado Jovem Senador? Qual a importância da sua participação? Qual a impressão que ficou para  você? Sabe-se que é destinado aos alunos de escolas públicas dos estados e do DF, que cursam do primeiro ao terceiro ano...

Yasmin: Bom dia. É muito interessante porque é através da redação que a gente é selecionada, então é importante porque  incentiva o aluno a desenvolver um texto argumentativo a respeito de como pensar sobre questões da própria política no Brasi e concorre com alunos de todas as cidades do Estado, que são de escolas públicas. Aprendi novas experiências que servem por toda a vida. Lá você conhece mais 26 jovens de diferentes estados e do Distrito Federal, o que agrega muito na própria diversidade cultural. É muito gratificante, não só a respeito do que os senadores fazem, mas para mim foi uma experiência de vida.

Foto: Senado Federal/FlickrYasmin Leal e o senador Marcelo Castro (PI)
Piauiense Yasmin Leal - que recebe os cumprimentos do senador Marcelo Castro (PI)

O Projeto Jovem Senador foi muito importante para mim. Foi uma experiência única de vida. Ele [o projeto] proporciona aos jovens a oportunidade de desenvolver o seu próprio senso crítico, não só a respeito da política como nas demais vertentes. E realmente é isso..., o projeto, ele leva o jovem a pensar em questões que são decisivas e agrega para o País em si. Isso é muito gratificante porque nós somos apenas jovens e nós estamos parando para pensar: o que eu posso mudar, o que eu posso melhorar no meu País. Então, dar essa oportunidade da gente desenvolver, da gente dar mais valor à política, já que a política é o fator que é decisivo para a gente discutir os nossos direitos, nossos deveres. 

O que me chamou mais atenção nesse programa, nesse projeto foi a importância que ele tem para sua vida para seu conhecimento do ponto de vista do saber e da convivência com outras experiências e culturas diferentes, já que têm estudantes "jovens senadores" de todos as unidades da Federação.

Foto: FlickrJovens senadores 2019
Jovens senadores de todo o Brasil - 2019

JTNEWS: Yasmin, objetivamente qual a impressão que você teve acerca do papel do Senado, do senador para a sociedade, para os estados brasileiros?

Yasmin: Eu percebi que os senadores exercem um papel de muita importância para o desenvolvimento do País [...] são eles que propõem as leis, são eles que de fato estimulam essas leis e representam os estados. Eu acho que eles realmente têm um papel de suma importância  no País.

JTNEWS: E lá você também conheceu o Senado do ponto de vista da sua história no cenário brasileiro? Foi feita alguma exposição?

Yasmin: Sim, foram expostos diversos pontos do Senado na história do Brasil. Sobre a capital federal: Brasília. Falaram bastante coisas pra gente; também falaram sobre o projeto arquitetônico de Brasília, e a importância de Juscelino Kubitschek nesse contexto. Inclusive, a gente fez um Tour de ônibus; a gente conheceu monumentos históricos, esses pontos, fomos no Supremo Tribunal Federal (STF), lá conhecemos bastante sobre o Poder Judiciário referente ao Supremo. Foi realmente uma viagem que me fez muito bem.

Foto: Senado Federal/FlickrYasmin no STF
Yasmin Leal com os demais jovens senadores, em visita ao plenário do STF

Tudo nos chamou atenção, mas também a arquitetura do próprio Senado, da própria estrutura, da arquitetura tanto do Senado como da própria cidade, você realmente observa que foi planejada, pensada e organizada para ser uma cidade diferente a partir da arquitetura [que teve a participação direta de pessoas conhecedoras do assunto como o arquiteto Oscar Niemayer].

JTNEWS: Yasmin, quais foram os dias em que você teve acesso ao Plenário do Senado?

Yasmin: Nos intervalos e na terça e na sexta-feira, nestes dias a gente participou efetivamente do Plenário. Todos nós participamos de comissões importantes como: Comissão Nísia Floresta, sobre Meio Ambiente e Saúde, que foi presidida pelo jovem senador Matheus Barbosa Alves, de Roraima, e teve como vice Bruna Luiza Souza Silva, do Acre. A estudante capixaba Sanna Abigail de Jesus Mello presidiu, juntamente com a vice Maria Adellaide Maciel Campos, da Paraíba, a Comissão Cecília Meireles, sobre Educação. A Comissão Sobral Pinto, referente a Direito, Política e Cultura, foi presidida por Breno Sanches Viana, do Pará, importante Comissão.

Falei também da Tribuna para agradecer a todos que estiveram envolvidos nessa conquista. A Deus principalmente, à minha família, meus amigos, à direção da Escola, e à minha professora orientadora, Janeide Sousa e Silva, que muito contribuiu para minha participação com êxito no Projeto.

JTNEWS: Yasmin, e o senador presidente do Senado Federal, David Alcolumbre, teve contato com vocês?

Yasmin: Ele esteve  com a gente na sessão de nossa posse, posou para foto oficial com todos nós jovens senadores.

Foto: Senado Federal/FlickrDavi Alcolumbre posa para foto com jovens senadores
Davi Alcolumbre posa para foto com jovens senadores - 2019

 JTNEWS: Vocês jovens senadores, deixaram alguma proposta para que os senadores da República possam desenvolver em favor dos jovens e do povo brasileiro?

Yasmin: Todas as Comissões discutiram e deixaram contribuições importantes para serem analisadas pelo Senado Federal. A minha Comissão defendeu o projeto de lei referente ao retorno de recursos financeiros públicos, por meio de uso de milhas, assim retornariam para aplicação em defesa de ações educacionais.

Esse projeto teve 26 votos favoráveis e nenhum contrário,  "propõe que bonificações de milhas concedidas pelas companhias aéreas e empresas hoteleiras, adquiridas com recursos públicos da administração direta ou indireta no âmbito da União, serão destinadas à aquisição de passagens ou hospedagens vinculadas a atividades escolares extracurriculares que necessitem do deslocamento de estudantes e professores da rede pública de ensino," diz o projeto que está registrado para possível aprovação do Senado da República.

JTNEWS: Você foi a única do Piauí, pois realmente só uma pessoa é selcionada. E seu pai? Qual a importância dele em todo esse contexto?

Foto: Erielton CoutinhoJovem senadora do Piauí, Yasmin Leal
Jovem senadora do Piauí, Yasmin Leal recebe membros do JTNews em sua residência, em Belém do Piauí

Yasmin: Primeiramente eu me sinto muito grata, lisongeada por ter representado todo o meu estado. Meu pai tem suma importância por que ele sempre nos incentiva a ser pessoas melhores, a estudar a buscar os nossos objetivos e ele foi primordial para essa conquista.

JTNEWS: E ele tem assim uma função especial na sua vida - pelo que eu senti aqui e vi... ele é pai e mãe ao mesmo tempo, porque ele lhe criou desde criancinha [sem a presença, digamos assim, material] da sua mãe biológica, né?

Yasmin: É (risos)..., assim, eu tenho um pouco da presença da minha mãe, mas não é tão constante quanto a da dele, né...então ele é muito importante na minha vida.

Fonte: JTNews

Comentários