Jovem é secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação por um dia em Teresina

14 meninas com idades que variam entre 13 e 19 anos ocuparão lugares de destaque como os de gestoras de secretarias do município, além de funções como o de vereadora e deputada estadual

Este ano, 14 meninas com idades que variam entre 13 e 19 anos ocuparão lugares de destaque como os de gestoras de secretarias do município, além de funções como o de vereadora e deputada estadual.

A ação #meninasocupam é realizada pela ONG Plan International em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Teresina (SMPM), em alusão ao dia Municipal e Internacional da menina, comemorado no dia 11 de outubro.

Foto: Divulgação Ascom/SMPMELAS OCUPAM
Bárbara Martins, de 19 anos, foi secretária municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) por um dia

O Dia Internacional da Menina foi reconhecido em Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2011 e, desde 2012, são realizadas campanhas que visam engajar a sociedade em geral e tomadores de decisões políticas, em ações que promovam o potencial e o talento das meninas e que reduzam suas vulnerabilidades.

O movimento tem como principal objetivo levar meninas para ocupar espaço de poder em que elas podem ser ouvidas e levadas em conta a igualdade de gênero.

Bárbara Martins, de 19 anos, moradora da zona rural leste, foi Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) por um dia.

A jovem ocupou o lugar do Secretário Marco Antônio Ayres na manhã de ontem (07), e aprendeu mais sobre o dia a dia do gestor. 

Nesta terça-feira (08), será a vez de Ana Cláudia, de 17 anos, ocupar o cargo de Secretária Executiva da Fundação Wall Ferraz, função atualmente de Samara Cristina da Silva.

Já no dia 23 de outubro, Auricélia Oliveira ocupará o lugar do prefeito Firmino Filho.

O Secretário Marco Antônio Ayres aprovou a ideia e considera bastante importante. “Esta é uma atividade bastante relevante essa ação de meninas ocuparem espaços de poder e tomadas de decisões.

É uma iniciativa muito bem pensada, pois desperta o conhecimento e o potencial dessas meninas. Hoje, além de conhecer o meu dia a dia de trabalho, a própria Bárbara autorizou alguns serviços, como o de iluminação, que são de responsabilidade da secretaria, para que sejam realizados em sua comunidade”, pontuou o secretário.

Foto: Divulgação Ascom/SMPMMENINAS OCUPAM
Para Bárbara, a experiência de participar do movimento #meninasocupam foi bastante enriquecedora

“Gostei muito de participar como secretária da SEMDUH, pois além de conhecer todo o funcionamento da secretaria e trabalho realizado, levei projetos e demandas para a minha comunidade. Como uma secretária pude autorizar serviços de iluminação pública para a região onde moro, além de solicitar orçamento para ampliar a iluminação pública, o que vem dificultando o acesso de muitas meninas a escola devido a escuridão que fica pelo local no período noturno”, pontuou Bárbara.

Fonte: JTNews com informações da Ascom/SMPM

Comentários