Japão estuda variante do Coronavírus identificada em viajantes do Brasil

A variante foi descoberta em dois adultos e duas crianças que chegaram ao Japão em 2 de janeiro, procedentes do Brasil

O Ministério da Saúde do Japão disse nesta terça-feira (12/01) que está tentando isolar uma nova variante do Coronavírus, recentemente detectada em quatro pessoas procedentes do Brasil, para analisá-la melhor. No domingo (10/01), o Japão anunciou que havia detectado uma nova variante do Coronavírus, sem ser capaz de determinar imediatamente se era mais contagiosa, ou perigosa, do que as cepas já conhecidas.

Foto: Kim Kyung-Hoon/REUTERSVariante encontrada nos viajantes procedentes do Brasil é diferente das detectadas no Reino Unido e na África do Sul
Variante encontrada nos viajantes procedentes do Brasil é diferente das detectadas no Reino Unido e na África do Sul

"Para analisar melhor a variante, primeiro temos de isolá-la", explicou um responsável do Ministério japonês da Saúde à agência de notícias francesa AFP.  "Isso pode levar de várias semanas a vários meses" e, "portanto, é difícil dizer agora quando poderemos dar detalhes", acrescentou.

A variante foi descoberta em dois adultos e duas crianças que chegaram ao Japão em 2 de janeiro, procedentes do Brasil, informaram as autoridades sanitárias japonesas. Ainda não é possível afirmar se os viajantes são brasileiros ou apenas passaram uma temporada no País. Uma das pessoas, um homem na casa dos 40 anos, foi hospitalizado, devido a dificuldades respiratórias. A mulher e uma das crianças, um menino, apresentaram sintomas moderados, disseram as autoridades. A quarta pessoa, uma menina, é assintomática.

No último fim de semana, o Japão notificou a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre essa nova variante. "Quanto mais a COVID-19 se espalha, mais possibilidades há de que continue evoluindo. A transmissibilidade de algumas variantes do vírus parece estar aumentando", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na segunda-feira (11/01).

De acordo com o Ministério da Saúde do Brasil, o Instituto Evandro Chagas está preparado para o receber amostras para sequenciamento da variante, que possui 12 mutações, entre elas uma das variantes identificadas no Reino Unido e na África do Sul. Em nota, o ministério diz que solicitou ao governo japonês informações sobre a nacionalidade dos viajantes, que passaram um período no Estado do Amazonas, e sobre os locais por onde eles passaram no Brasil para "rastreamento de potenciais contatos".

As descobertas em dezembro de uma variante altamente contagiosa da COVID-19 no Reino Unido e, depois, na África do Sul causaram grande preocupação em todo mundo, levantando dúvidas sobre a eficácia das vacinas contra uma possível forma ultrarresistente do Coronavírus.

Segundo o Ministério da Saúde, "Não há, no entanto, nenhuma evidência científica que aponte impacto na efetividade do diagnóstico laboratorial ou das vacinas em estudo atualmente contra a COVID-19". As autoridades brasileiras monitoram o caso em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). 

A recomendação do ministério é de que as gestões estaduais e municipais continuem a realizar testes para controle e investigação do Coronavírus, além de ampliar o sequenciamento de rotina do vírus para identificação de novas variantes que possam estar em circulação no País.

Fonte: Estadão Conteúdo

Comentários