Iniciativa aprovada pelo Siec beneficiará 200 famílias com aulas de canto, violão, dança e teatro em União
Durante três meses, serão oferecidas aulas de teoria e prática musical, com turmas de canto coral infantil para crianças de 8 a 14 anos.O Projeto GirasSOL, uma iniciativa aprovada pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) 2024, tem como objetivo proporcionar aulas de canto, flauta e violão para crianças da comunidade do município de União-PI. Durante três meses, serão oferecidas aulas de teoria e prática musical, com turmas de canto coral infantil para crianças de 8 a 14 anos, uma turma de canto adulto, uma de violão para crianças e adolescentes e uma turma de flauta doce para crianças de 8 a 14 anos.
As atividades ocorrerão no Instituto Promove, que atende mais de 200 famílias em diversas áreas, incluindo aulas de canto, violão, dança e teatro.
Marcos Alves, presidente do Instituto Promove e proponente do projeto, destaca a importância da música no desenvolvimento das crianças. “Sabemos que a música desempenha um papel fundamental no estímulo ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor, na expressão da sensibilidade, no trabalho em equipe e na ética, ao integrar diferenças. Este projeto busca promover uma transformação positiva nas pessoas e comunidades, por meio da criação conjunta e execução de diversas linguagens artísticas, incluindo aquelas menos comuns em comunidades brasileiras”.
Os resultados esperados do Projeto GirasSOL incluem a formação de uma nova geração de instrumentistas e cidadãos engajados na promoção social e cultural da comunidade. O projeto visa impactar positivamente as dimensões da identidade, do conhecimento e do trabalho profissional dos participantes.
Além disso, o Projeto GirasSOL pretende criar um repertório de apresentações culturais com os melhores alunos da escola, contribuindo para enriquecer a vida cultural da comunidade. O resgate da cidadania por meio da valorização da cultura popular brasileira é o cerne dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Promove. Ao proporcionar oportunidades de enriquecimento pessoal para jovens e crianças de baixa renda, o objetivo é fortalecer sua sensibilidade, coletividade, solidariedade e cidadania.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
Decisões sobre absolvições em casos de discriminação racial são questionadas no STF
-
Política
TCE-PI aponta superfaturamento, fraude em licitações e dano ao erário na Prefeitura de Sebastião Barros
-
Saúde
Ministério da Saúde decide não incorporar vacina herpes-zóster ao SUS
-
Segurança Pública
Homem é morto a tiros enquanto trafegava de bicicleta em José de Freitas
-
Política
Denúncia aponta possíveis irregularidades em contrato de R$ 9,6 milhões da iluminação pública em Parnaíba (PI)
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Geral
Anvisa manda recolher lote de molho de tomate com pedaços de vidro
-
Política
Prefeita de São Braz do Piauí é alvo de denúncia por supostas irregularidades no FGTS e INSS desde 2017
-
Geral
Crianças desaparecidas: buscas entram no 7º dia com reforço do Exército
-
Política
TCE-PI aplica multa a prefeito de Jerumenha por falhas em licitações e determina correções
-
Esportes
Confira datas de lançamento dos carros de 2026 da Fórmula 1