Influenciador Renato Cariani é alvo da PF em operação contra tráfico de drogas
O Influenciador fitness, que soma mais de 7 milhões de seguidores, foi alvo de busca e apreensão assim como a sede da empresa Anidrol, da qual Renato é sócio.A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (12/12) a Operação Hinsberg que investiga o desvio de produtos químicos para produção de drogas como crack. Um dos alvos da operação é o influenciador fitness Renato Cariani, que conta com mais de 7 milhões de seguidores nas redes sociais, e a empresa da qual é sócio, Anidrol Produtos para Laboratórios Ltda.

A operação envolveu mais de 70 policiais federais e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em endereços situados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. A investigação ocorre em parceria da PF com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO do MPSP) de São Paulo e a Receita Federal.
De acordo com a PF, o esquema do grupo envolvia a emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas a vender produtos químicos em São Paulo ao usar "laranjas" para fazer o depósito do dinheiro, como se fossem funcionários de grandes multinacionais, vítimas que figuraram como compradoras.
Ao todo, foram encontradas 60 transações vinculadas às ações desse grupo, totalizando aproximadamente, 12 toneladas de produtos químicos como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila, o que corresponde à mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo, de acordo com a PF.
"As pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro. As penas cominadas podem ultrapassar 35 anos de reclusão", afirmou a corporação em nota.
O nome da operação faz referência ao químico que percebeu a possibilidade de converter compostos químicos em fenacetina, Oscar Hinsberg.
Nas redes sociais, Renato se pronunciou sobre o caso e afirmou ter sido pego de surpresa e que quando tiver acesso ao processo irá explicar mais sobre a investigação para os seguidores.
“Pessoal, tô vindo aqui pra poder esclarecer pra vocês, afinal de contas, tá rodando tanta notícia aí, tantas mensagens e eu preciso dividir com vocês o que realmente aconteceu. Bom, pela manhã eu fui surpreendido com o cumprimento de mandato de busca e apreensão da polícia na minha casa, onde eu fui informado que não só a minha empresa, mas várias empresas estão sendo investigadas em um processo”, disse Renato, antes de revelar que o processo corre em segredo.
Fonte: JTNEWS com informações do Correio Braziliense
Comentários
Últimas Notícias
-
Política TCE multa e aplica sanção à Câmara Municipal de Tanque do Piauí por falhas na transparência
-
Política TCE-PI aplica multa e emite alerta contra a Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí por irregularidades em licitação
-
Segurança Pública TCE determina bloqueio de mais de R$ 800 mil da Prefeitura de Brejo do Piauí por irregularidades com recursos do Fundef
-
Segurança Pública PM prende cinco homens e apreende com cocaína em Cocal
-
Geral Homem morre após ser atingido por peça de máquina trituradora em Nazária
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Política Empresa condenada na Operação Topique mantém contratos milionários com a Prefeitura de Teresina
-
Geral Da tragédia à esperança: eis que nasce a turma “Dom Aloísio Lorscheider!” Por Augusto César Coutinho
-
Justiça Justiça do Piauí declara nulo contrato de cartão consignado de servidor público
-
Justiça Justiça condena banco por fraude através de contrato digital de empréstimo consignado, em nome de idosa no Piauí
-
Política Silvio Mendes corta café dos profissionais da saúde e, mesmo assim, falta medicamento nos hospitais de Teresina