Ibope começa testagem em massa para Covid-19, em 133 cidades do país

Serão realizados 250 exames nas 133 cidades participantes em cada uma das três etapas do estudo

O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) começou nessa quinta-feira (14) a testagem em massa para Covid-19 anunciada pelo governo federal. Serão realizados 250 exames nas 133 cidades participantes em cada uma das três etapas do estudo. No total, 99.750 pessoas serão testadas.

Foto: Ueslei Marcelino/ReutersPesquisa Coronavírus Teste
Pesquisa Coronavírus Teste

As equipes visitam os domicílios, conduzem um questionário sobre sintomas e doenças preexistentes e realizam o teste rápido para diagnosticar a doença.

Eis as datas dos 3 inquéritos de aplicação, cada um totalizando 33.250 testes: 14 e 15 de maio; 28 e 29 de maio; e 11 e 12 de junho.

Metodologia

A pesquisa foi batizada de Epicovid-19 (Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19) e será coordenada pela Ufpel (Universidade Federal de Pelotas). O objetivo é “medir o nível de imunização da população brasileira ao coronavírus”, de acordo com nota divulgada pelo Ministério da Saúde.

O teste aplicado pela pesquisa é do tipo sorológico e só precisa de uma gota de sangue. São mais baratos e fáceis de fabricar.

O resultado sai em minutos. No entanto, a margem de erro é alta e um resultado negativo não descarta a infecção.

Isso porque ele mede a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus alguns dias depois da contaminação, através da identificação de anticorpos. Por isso, é indicado para ser feito apenas a partir do 7ª dia do contágio – momento difícil de determinar, uma vez que nem todos os infectados manifestam sintomas da doença.

A pasta afirma que enviou 150 mil testes rápidos para o estudo e esclarece que “nos domicílios em que alguém testar positivo, pretende-se testar todos os moradores”.

O Poder360 questionou a pasta sobre o critério para a seleção dos municípios, bem como a lista das cidades selecionadas. Também foi questionada a marca e acuidade dos exames (possibilidade de falso negativo). Até a publicação desta reportagem, não houve retorno.

A testagem em massa foi estimada em R$ 12 milhões, dos quais R$ 9,975 milhões ficarão com o Ibope.

Equipes

Os entrevistadores assinaram um termo atestando que não fazem parte do grupo de risco (idosos e doentes crônicos). Eles próprios realizaram o teste rápido e não foram diagnosticados com Covid-19.

As equipes foram treinadas presencialmente para aplicar os exames. O Ibope ressalta que todos os entrevistadores estarão identificados e usando os equipamentos de proteção adequados. O cidadão não paga nenhum valor para efetuar o teste.

Testagem no Brasil

O Ministério da Saúde afirma que já distribuiu mais de 5 milhões de testes para os Estados e Distrito Federal. Confira a apresentação da pasta que abordou o assunto na íntegra. Contudo, a pasta contabiliza a realização de apenas 372 mil exames – ou seja, 7,2% dos testes entregues.

Fonte: Poder360

Comentários