IBGE adia divulgação de dados do desemprego referentes ao trimestre de abril

Segundo o Instituto, “tem sido um desafio realizar a pesquisa pelo telefone em todos os domicílios seguindo seu cronograma original”

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (28) que adiou para 6 de agosto da divulgação dos dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua) referente ao trimestre de abril. Os resultados, referentes a emprego e desemprego no país, seriam divulgados na quarta-feira (29).

Foto: Sérgio Lima/Poder 360A divulgação dos dados de emprego e desemprego no país está prevista para 6 de agosto
A divulgação dos dados de emprego e desemprego no país está prevista para 6 de agosto

Segundo o Instituto, “tem sido um desafio realizar a pesquisa pelo telefone em todos os domicílios seguindo seu cronograma original”. Com a pandemia de COVID-19, as visitas domiciliares foram suspensas e o levantamento tem sido feito por telefone desde 17 de março.

“O desenho da amostra da PNAD Contínua introduz a cada mês um número de domicílios que nunca foram visitados anteriormente, e, portanto, os números de telefones destes domicílios não foram levantados pelo IBGE. Já que as visitas domiciliares foram suspensas desde março tem sido um desafio realizar a pesquisa pelo telefone em todos os domicílios seguindo seu cronograma original.”, diz o comunicado do IBGE.

O órgão afirma que segue estudando alternativas para a manutenção do cronograma de divulgação da Pnad Contínua. “Não sendo possível será divulgado novo cronograma com datas definidas até o final do ano”, informou.

Fonte: Poder360

Comentários