Ibaneis Rocha vem a Teresina participar de Convenção do MDB em apoio a Dr. Pessoa

O governador do Distrito Federal, vem ao Piauí na condição de membro do MDB, para participar da Convenção do partido que fortalecerá a pré-candidatura de Dr. Pessoa a prefeito de Teresina

O MDB de Teresina, cujo presidente é o deputado estadual Themistocles Pereira Filho, realizará sua Convenção Partidária nesta quarta-feira (29/01) a partir das 17:00h, em sua sede denominada Alberto Silva [em homenagem ao seu idealizador], na Rua Vladimir do Rego Monteiro, 1171, bairro São João às margens do Rio Poty.

Na oportunidade o partido (MDB) lançará a pré-candidatura do ex-vereador da capital e deputado estadual, médico popular, Dr. Pessoa, a prefeito de Teresina.

O JTNews conversou com o político e pré-candidato pelo MDB nas próximas eleições ao Palácio da Cidade, e este (Dr. Pessoa), informou que o evento partidário está programado para iniciar às 17:00 horas do próximo dia 29, na sede do partido, com a destacada presença do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF) que vem prestigiar a pré-candidatura do médico piauiense, seu correligionário.

Foto: Lucas Dias/GP1Dr. Pessoa recebe reforça na pré-campanha à Prefeitura nesta semana em Teresina
Dr. Pessoa recebe reforço na pré-campanha à Prefeitura, nesta semana em Teresina

As Eleições Municipais já começam mobilizar pra valer a classe política em Teresina, e vários partidos já anunciaram seus pré-candidatos, a exemplo do PR que tem como pretenso candidato o deputado federal Fábio Abreu [atual secretário da Segurança Pública do Piauí]; o PT, ao que tudo indica caminhará com o deputado Fábio Novo [também secretário de Cultura do governo do Estado], este já anunciou que manterá seu nome como pré-candidato, a maioria do partido tem defendido publicamente sua candidatura, principalmente tendo à frente o deputado estadual da sigla, Franzé Silva e a vice-governadora Regina Sousa.

Foto: Instagram/Fábio NovoFábio Novo conta com total apoio da vice-governadora Regina Sousa
Fábio Novo conta com total apoio da vice-governadora Regina Sousa

O PSDB, partido que atualmente administra a Prefeitura de Teresina, por meio da sua principal liderança [que é o prefeito Firmino Filho], ainda não decidiu quem vai lançar, aliás, o prefeito Firmino está numa 'sinuca de bico', pois até o momento não encontrou o candidato ideal para a disputa na Capital.

Falam em Silvio Mendes, ex-prefeito pelo PSDB, que mesmo ainda ligado ao senador Ciro Nogueira [como também o é,  o cientista político Washington Bonfin] o primeiro não é mais filiado ao Progressistas, e ensaia seu retorno ao PSDB nos próximos dias. Dr. Silvio, hoje (26), teve seu nome defendido pelo senador e ex-prefeito da Capital Elmano Ferrer, outrora adversários, que declarou sua intenção diretamente ao prefeito Firmino e postou na sua página no Instagram.

Nos bastidores e até nos meios de comunicação dizem que o prefeito já tem uma razoável lista de pretendentes ao mais alto cargo do governo Municipal; embora, parte deles não se sabe se tem viabilidade ao menos suficiente para uma candidatura de vereador.

Mas, em tendo o apoio do prefeito Firmino Filho poderá reverter a impopularidade ou ao menos reduzi-la, ao ponto de não ser necessário retirar o nome da disputa antes do  1º turno eleitoral. Um deles indubitavelmente é o professor Kléber Montezuma; porém, se ouve bastante nos bastidores que essa proeza não é privilégio apenas dele (Kléber), não! Existem outros não menos simpáticos, também pretendentes ao Palácio da Cidade, com idêntico perfil, que buscam desesperadamente a 'tutela' do alcaide.

Até dizem assim: 'quando o prefeito Firmino Filho foi lançado pelo então prefeito Wall Ferraz (de saudosa memória), ele (Firmino) não era popular em Teresina e tampouco o povo o conhecia', porém, o que se observa é que a conjuntura contemporânea é muito adversa da antiga, pois o PSDB já administra a PMT há décadas e, toda administração que perdura tanto tempo há desgaste e impopularidades inevitáveis.

Entretanto, não se pode subestimar o potencial de quem administra uma cidade do porte de Teresina; principalmente quando seu principal líder venceu em todas as ocasiões que já concorreu à essa Prefeitura. Há quem diga [e não são poucos] que os nomes mais viáveis para suceder o prefeito Firmino [dos que estão ainda ao seu redor], são os de Fernando Said, atual secretário de Governo e o do médico Silvio Mendes, acerca deste último, basta saber se Firmino e ele conseguem compatibilizar suas pretensões ao ponto de coabitarem sob o mesmo guarda-chuva partidário novamente. Fica a provocação...

O PSOL, como um dos partidos de esquerda em Teresina, já começou a se mobilizar com vistas às Eleições Municipais na Capital. Dia 4 de janeiro do ano em curso realizou plenária de discussão com seus integrantes, cuja pauta principal foi sobre a construção do rograma de governo do partido para Teresina.

Comenta-se nos bastidores que o candidato a prefeito do PSOL é o recém filiado, o professor da UESPI, Paulo Henrique, o qual foi candidato a senador na última eleição obtendo uma boa performance, se considerada a conjuntura pela qual concorreu ao cargo majoritário.

Enfim, as mobilizações estão apenas começando pra valer. Dr. Pessoa terá importante reforço em sua pré-candidatura a partir desta semana, principalmente se nesta quarta-feira ficar comprovado o total engajamento do MDB, por meio de todas as suas lideranças, em sua caminhada rumo ao Palácio da Cidade.

Se observarmos que, de um lado existe [o presidente da Assembleia Legislativa], deputado Themístocles Filho, do outro, o vereador presidente da  Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, ambos já engajados em sua pré-campanha; sem falar no senador Marcelo Castro (MDB), que, mesmo um pouco acanhado já começou o seu engajamento, então, o Dr. Pessoa começa bem, em busca da musculatura necessária para chegar ao controle do Palácio da Cidade.

Essa é a nossa opinião, salvo melhor juízo.

Fonte: JTNews

Comentários