Ibaneis Rocha declara estado de calamidade no DF em decorrência da COVID-19
O decreto assinado por Ibaneis Rocha ainda estabelece que o estado de calamidade pública irá durar enquanto os efeitos da pandemia persistiremO governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) declarou estado de calamidade pública no Distrito Federal em decorrência do avanço da COVID-19. A medida foi publicada no Diário Oficial de hoje.
Diferentemente do estado de emergência, que é decretado e reconhecido quando o estado ou município corre o risco de não conseguir dar conta da crise, o estado de calamidade pública é caracterizado quando essa situação já está ocorrendo.
Porém, para entrar em vigor é necessário o reconhecimento da União. A partir deste aval, o Distrito Federal poderá contar com liberação de recursos da União e prorrogar o pagamento de empréstimos feitos junto ao governo federal, entre outras medidas.
O decreto assinado por Ibaneis Rocha ainda estabelece que o estado de calamidade pública irá durar enquanto os efeitos da pandemia persistirem.
Diversos estados brasileiros já tiveram o estado de calamidade pública reconhecida pela União por conta do avanço do Novo Coronavírus. De acordo com dados da secretaria local, o Distrito Federal tem 44.905 casos confirmados de COVID-19, com 548 óbitos registrados.
Fonte: UOL Notícias
Comentários
Últimas Notícias
-
Geral
Jovem de 20 anos desaparece após entrar no Rio Poti para tentar recuperar celular
-
Saúde
Fórmulas infantis contaminadas; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana
-
Segurança Pública
Baile de reggae alvo de operação do DENARC tinha "área VIP" para membros de facção
-
Segurança Pública
Adolescente é apreendido com 15 tabletes de maconha em ônibus na cidade de Picos