Hospital Natan Portela em Teresina passa por reforma para ampliar capacidade de atendimento
O novo Centro de Terapia Intensiva passará a contar com 20 leitos modernos, que receberão blocos de pressão negativa, filtros antibacterianos e viraisO Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP) está passando por uma série de reformas que vão ampliar capacidade de atendimento da unidade de saúde, que é referência para o tratamento da COVID-19 no Piauí.
Estão sendo construídos uma nova Central de Material Esterilizado, 20 novos leitos de terapia intensiva, uma nova enfermaria, bloco de pressão negativa, que permite mais segurança no tratamento de doenças como a provocada pelo Coronavírus.
“Antes mesmo da pandemia da COVID-19, nós estávamos com ameaça de um novo surto de sarampo, com isso, já mobilizamos a Sesapi para a construção de um bloco de pressão negativa, o que nos possibilitou, ainda em janeiro, nos programar para a pandemia e contar com uma estrutura que nos proporciona oferecer um tratamento de qualidade e com segurança para pacientes e profissionais”, explica o diretor do Natan Portela, José Noronha.
A unidade de saúde também passou a contar, pela primeira vez desde a sua criação, com uma equipe de médicos pediatras 24 horas de plantão, que atendem pacientes das 14 enfermarias destinadas para crianças.
“Esse é um marco para o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela que pode reabrir a sua pediatria com 14 leitos clínicos e médicos pediatras plantonistas. Além disso, nosso hospital passou a contar com uma nova sala de radiologia, que recebeu equipamentos modernos, e ainda um tomógrafo novo para auxiliar no diagnóstico de doenças como a COVID-19”, lembra o diretor.
O novo Centro de Terapia Intensiva passará a contar com 20 leitos modernos, que receberão blocos de pressão negativa, filtros antibacterianos e virais. A previsão de entrega da obra é o mês de dezembro de 2020.
“Com essa reforma, se voltarmos a passar por uma situação como a do começo da pandemia, nós vamos estar muito mais equipados, com mais capacidade de atendimento. E, com o fortalecimento da infraestrutura, vamos ganhar um hospital mais seguro e preparado, caso apareçam novas doenças como a COVID-19”, destaca José Noronha.
Outra melhoria que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está realizando no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela é a mudança do setor administrativo para um prédio anexo, o que vai possibilitar a ampliação do ambulatório do hospital.
“Queremos oferecer um hospital moderno e com estrutura de atendimento clínico e hospitalar de qualidade. Com a mudança do setor administrativo, vamos ganhar mais espaços para os consultórios e enfermarias. Estamos trabalhando para proporcionar uma saúde de mais qualidade aos piauienses”, reforça o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
Fonte: Governo do Estado do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Cultura
Centro Cultural do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí é inaugurado em Teresina
- Eventos Convocada assembleia de fundação da Associação dos Policiais Penais e Agentes de Segurança Pública do Estado do Pará
-
Geral
Povoado Peixe em Massapê do Piauí comemora início da obra de calçamento autorizada pela Secretaria do Agronegócio
-
Justiça
Sociedade Contemporânea: Congresso Internacional de Relações de Trabalho alerta sobre precarização do trabalho
-
Justiça
Valor de seguro de vida resgatável pode ser penhorado quando sacado pelo próprio segurado, decide STJ