Hospital Lineu Araújo disponibiliza DIU para mulheres que desejam evitar gravidez
Para ter acesso, as usuárias devem buscar a rede de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (FMS), encaminhadas pelas maternidades ou pelo próprio Lineu AraújoNo exercício do direito reprodutivo, é imprescindível a disponibilização de métodos contraceptivos eficazes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um desses métodos é o Dispositivo Intrauterino (DIU), que está disponível no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo para mulheres que desejam usar esta ferramenta no planejamento familiar.
Para ter acesso, as usuárias devem buscar a rede de saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (FMS), encaminhadas pelas maternidades ou pelo próprio Lineu Araújo. A ginecologista da Fundação Municipal de Saúde (FMS) Marina Ayres conta que o Lineu Araújo disponibiliza consultas duas vezes por semana, onde a mulher passa para uma avaliação prévia para implantação do dispositivo, que pode ser retirado caso ela deseje.
“O serviço disponibiliza o DIU de cobre, que pode proteger contra uma gravidez indesejada pelo período de cinco a 10 anos”, conta Marina Ayres. Ainda segundo a médica, o serviço tem implantado uma média de 12 a 15 DIUs por mês. “A vantagem é que, por ser um método contraceptivo não hormonal, pode ser usado por aquelas pacientes que têm contraindicação a terapia hormonal, seja local, seja sistêmica, ela pode fazer uso do DIU sem problema nenhum”, conta ela.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o DIU é seguro e tem eficácia de 99,3%. Trata-se de um método eficaz, sem hormônios, que satisfaz as necessidades contraceptivas da maioria das mulheres. O DIU pode ser utilizado desde a adolescência até a menopausa. Além disso, pode ser usado por mulheres que estão amamentando e não interfere na produção, quantidade e qualidade do leite materno.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Esportes
Piauiense conquista dois ouros no Sul-Americano Escolar no Paraguai
-
Economia
Pix bate novo recorde com 313,3 milhões de transações em um só dia
-
Saúde
IA consegue prever risco de câncer de mama com 5 anos de antecedência
-
Política
Flávio Bolsonaro tem potencial para afastar eleitor "nem-nem", avaliam especialistas
-
Justiça
STF retoma julgamento sobre benefício a vítimas de violência doméstica
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Vítima reage a assalto e mata bandido no residencial Reserva das Flores em Timon
-
Esportes
Hamilton sugere mudanças de funcionários da Ferrari para F1 2026
-
Segurança Pública
DHPP deflagra operação contra acusados de matar homem asfixiado em Teresina
-
Política
TCE-PI aponta falhas graves em licitações da Saúde de Bonfim do Piauí e multa ex-prefeito e secretário
-
Justiça
Justiça determina extração de dados dos celulares apreendidos em operação contra a SEMEC de Teresina