Hospital da Mulher em São Luís será usado pra atender aos pacientes com COVID-19
Unidade teve todos os 53 leitos reservados e completamente adaptados para receber casos da doençaA Prefeitura de São Luís entregou, nesta terça-feira (7), o Hospital da Mulher totalmente adaptado para atender aos pacientes diagnosticados com o Novo Coronavírus.
O reforço do sistema de saúde faz parte das ações definidas pela Prefeitura para combater o avanço da doença em São Luís. A unidade foi definida como a referência da rede municipal de saúde no tratamento da doença.
Todos os 53 leitos da unidade estão totalmente reservados para estes pacientes. Para isto, a unidade recebeu novos equipamentos e mobiliário, readequou todo o seu fluxo de atendimento e as equipes médicas e de enfermagem passaram por treinamento. Mais de 200 profissionais de saúde atuarão no Hospital da Mulher durante o período da pandemia.
O prefeito Edivaldo Holanda Junior afirmou que toda a rede de saúde municipal está sendo reforçada durante a pandemia. “Definimos o Hospital da Mulher como unidade de referência no atendimento aos pacientes com COVID-19. A unidade conta com leitos clínicos, de UTI, respiradores e todos os equipamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos necessários para garantir toda a assistência necessária aos pacientes" disse o prefeito Edivaldo.
Para atender aos pacientes diagnosticados com o Novo Coronavírus, o Hospital da Mulher conta com 53 leitos, sendo 10 de UTI para pacientes em estado mais grave, que necessitem de entubação.
Estarão à disposição para atendimento na unidade 203 profissionais da área da saúde entre médicos de especialidades como clínico geral, intensivista, infectologista, radiologista, equipe multidisciplinar formada por enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas, além de técnicos de enfermagem.
Os profissionais recebem kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) formado por luvas, óculos de proteção, aventais cirúrgicos impermeáveis, equipamentos faciais completos (formados por máscaras do tipo "face shield" e máscaras N95 ou similares), propés (protetor para os calçados), toucas e frascos de álcool em gel 70%.
Segundo o secretário Municipal de Saúde, Lula Fylho, adaptar toda a unidade em apenas 20 dias foi mais um desafio superado pela gestão do prefeito Edivaldo para garantir a assistência adequada à população de São Luís neste momento de pandemia.
“O desafio no Sistema Único de Saúde sempre é gigantesco. Transformar um hospital com protocolos, processos de trabalho, equipamentos e equipe preparada para atender 100% pacientes com Covid-19 em 20 dias foi mais desafiante ainda. Não tenho dúvidas que esta nova estrutura será um grande marco no combate ao novo coronavírus e um benefício único à saúde pública de São Luís”, disse.
Fonte: Agência São Luís
Comentários
Últimas Notícias
-
Segurança Pública
Mulher é encontrada morta com marcas de tiros e mãos amarradas em estrada no Litoral do Piauí
-
Política
Eduardo Bolsonaro se pronuncia após ter mandato cassado
-
Justiça
STF determina adoção de plano para combater racismo estrutural no país
-
Segurança Pública
PF mira deputados em operação que apura desvio de cotas parlamentares
-
Segurança Pública
Homem morre eletrocutado ao tentar furtar cabos de energia em Teresina
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Segurança Pública
Polícia Penal ganha destaque na PEC da Segurança Pública, após relatório do deputado federal Mendonça Filho
-
Justiça
Justiça do Piauí condena Bradesco a indenizar moradora de Regeneração em oito vezes o valor de empréstimo fraudulento
-
Saúde
Leite materno: o primeiro remédio contra doenças crônicas; por Grazi Mantovaneli
-
Geral
SESAPI contrata mais de meio milhão de reais com empresa acusada de improbidade
-
Política
Prefeitura ignora proposta de R$ 171 mil e contrata por R$ 223 mil após prazo de 5 minutos