Hospitais do Piauí conquistam premiações nacional e internacional

O HGV, maior unidade hospitalar pública do estado, ficou em quarto lugar geral na Gincana Maratona Todos Seguros, realizada com mais 51 hospitais do país

O Piauí foi o estado do Nordeste que mais investiu, por habitante, na área da saúde em 2019, segundo dados do Conselho Federal de Medicina (CFM). O total aplicado somando as instâncias federal, estadual e municipal foi de R$ 1.139,58 para cada piauiense.

Foto: Governo do Piauío Hospital Getúlio Vargas (HGV), maior referência para o tratamento de pacientes graves, segue a média estadual
Hospital Getúlio Vargas (HGV)

O resultado desses investimentos são as melhorias na oferta de serviços e atendimentos em toda a rede hospitalar do estado, assim como, o reconhecimento que os hospitais vêm conquistando. Duas experiências exitosas ganharam destaque nacional e internacional recentemente.

Os hospitais Getúlio Vargas (HGV), em Teresina, e Justino Luz, em Picos, ambos administrados pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), receberam duas premiações importantes para o Piauí, concorrendo com unidades hospitalares de todo o Brasil.

O HGV, maior unidade hospitalar pública do estado, ficou em quarto lugar geral na Gincana Maratona Todos Seguros, realizada com mais 51 hospitais do país.  A competição foi uma ação do Projeto Paciente Seguro, promovida pelo Proadi-SUS, do Ministério da Saúde, onde a casa também conquistou o primeiro lugar no quesito realização de cursos para seus colaboradores.

O presidente da Fepiserh, Pablo Santos, comentou o resultado positivo do HGV na gincana. “O Governo do Estado, por meio da sua Fundação Hospitalar, está investindo em estruturação, modernização do parque tecnológico e capacitação de suas equipes, assim como, na segurança do trabalho, assegurando proteção e um ambiente salutar para colaboradores, pacientes e acompanhantes, o que levou a essa posição de destaque neste campeonato do bem realizado pelo Proadi-SUS. Vale ressaltar o grande empenho das equipes do hospital e do diretor Gilberto Albuquerque que foram essenciais para que essa experiência lograsse êxito”, avalia Santos.

O diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, destaca que o hospital faz parte do Projeto Paciente Seguro desde dezembro de 2016 e participa ativamente das ações, com engajamento dos seus colaboradores nas boas práticas do cuidado com o paciente.

A outra premiação foi para o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, cidade que assiste uma macrorregião que abrange mais de 40 cidades e 500  mil habitantes, que foi contemplado com o certificado “Ready Hospital Awarded to 2020”, em reconhecimento ao comprometimento da unidade de saúde e profissionais com a qualidade do atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC).

O Ready Hospital Awarded To é um prêmio que contempla ideias e soluções terapêuticas inovadoras em saúde acessíveis à população de forma sustentável, entregue pela Comunidade Angels, uma iniciativa do laboratório Boehringer Ingelheim, gigante farmacêutica alemã que opera globalmente com 145 afiliadas no mundo.

O Angels, organização que avalia os hospitais participantes, é um grupo internacional que surgiu na Alemanha, com representantes no Brasil, que tem como objetivo aperfeiçoar o atendimento de pacientes que chegam às urgências, vítimas de AVCs.

O diretor-técnico do Hospital Justino Luz, neurologista Tércio Luz, explica como o hospital conseguiu conquistar esse certificado de referência em atendimento a pacientes vítimas de AVC. “Em janeiro de 2020, o primeiro paciente com AVC isquêmico foi trombolisado e a partir daí conseguimos, ao longo deste ano, fazer 13 trombólises, um número altíssimo tendo em vista a capacidade de atendimento do hospital, que atende mas de 40 municípios da macrorregião de Picos”, conta.

Tércio Luz explica como acontece o tratamento. “A trambólise é uma medicação venosa feita no paciente na chegada ao hospital, ainda no início dos sintomas e até quatro horas e meia após, que permite a abertura do vaso cerebral, evitando, assim, sequelas graves e salvando vidas”, conta o médico.

Para submeter-se ao reconhecimento, o Hospital Justino Luz submeteu dados de pelo menos 30 pacientes de AVC consecutivos na plataforma SITS QR Registry, que o tornou elegível ao prêmio. Com base no seu desempenho relativo a várias medidas, a unidade de saúde foi reconhecida como apta para o atendimento satisfatório de AVC, dos critérios de registro exigidos, oferecendo a estrutura necessária e monitoração dos dados dos pacientes.

Além do prêmio, os profissionais envolvidos serão apoiados para reunirem e se relacionarem com equipes de outros hospitais, para troca de boas práticas na área e partilharem aprendizagens que os irão ajudar a implementar e acelerar as melhorias para os pacientes.

As equipes de profissionais do Hospital Regional Justino Luz envolvidas no atendimento de pacientes com AVC passaram por treinamento nos meses de julho e agosto com instrutores do Instituto Angels. Com isso, foi possível diminuir o número de mortalidade desses pacientes e também de sequelas graves da doença.

Pablo Santos enfatiza que a premiação é fruto do empenho de todos, equipes e gestores. “O Hospital Justino Luz é o primeiro no estado do Piauí a receber esse reconhecimento internacional e se tornar referência no tratamento de AVC, sendo que, grandes hospitais de outros estados só conseguiram essa certificação após dois anos de trabalho e nós alcançamos em seis meses. Nossas equipes estão de parabéns pela dedicação e compromisso em oferecer serviços de forma eficiente à população do Piauí, especialmente da região de Picos”, pontua o presidente da Fepiserh.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

Comentários