Homem diz que foi baleado injustamente por policial militar e que não cometeu nenhum crime

Segundo o depoimento do acusado, os policiais estão tentando justificar o fato de o terem baleado injustamente

No último domingo (3/01), um homem foi baleado e preso acusado de Desacato, Crimes de dano e Lesão corporal contra o policial militar Herivelton da Silva, que havia sido acionado para atender uma ocorrência de perturbação do sossego em uma residência no Parque Poty, zona sudeste de Teresina (PI).

Foto: ReproduçãoPopulares segurando a viatura da Polícia Militar para impedir os cabos de deixarem o local
Populares segurando a viatura da Polícia Militar para impedir os cabos de deixarem o local

Segundo o policial militar, ele estava fazendo rondas pela zona sudeste, acompanhado do cabo Jacques Madean, quando foi informado pelo Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), a respeito de uma ocorrência de pertubação do sossego alheio.

Os policiais se deslocaram até a residência e encontraram pessoas ingerindo bebida alcoólica e ouvindo música com som alto. A princípio, uma filmagem do que estava acontecendo foi realizada e as pessoas baixaram o volume do som e informaram que o proprietário da residência havia saído. O policial Herivelton da Silva disse que ia apreender o aparelho de som mas a esposa do proprietário disse que ninguém iria entrar na casa para levar o aparelho.

Diante da resistência da mulher, os policiais pediram reforço policial, ao que o proprietário da residência chegou e pediu que todos saíssem e fossem ingerir bebidas alcóolicas em outro local. Os policiais começaram a anotar as placas das motocicletas que estavam no local, em razão dos pilotos estarem sem capacete. Eles afirmam que um dos indivíduos chegou a zombar dos policiais, desafiando-os a apreenderem uma das motocicletas, que estava sem placa.

Os policiais então dispensaram o reforço policial, pois as pessoas já haviam se dispersado do local. Quando a guarnição já estava indo embora, se deparou com o indivíduo que zombou dos policiais perto do "Bar da Dona Anita" na rua Del. Batista Luzardo. Os policiais abordaram o homem e estavam aplicando uma multa ao indivíduo, em razão de sua motocicleta estar sem o lacre da placa, quando chegaram outras pessoas.

Segundo os policiais, um homem tentou tomar a chave da mão do cabo Herivelton além de o chamar de "propineiro bandido" e quebrou a chave de ignição da viatura que estava sendo utilizada pela guarnição. O homem também teria quebrado o óculos do policial bem como teria o lesionado na região do antebraço esquerdo, no que a farda do policial teria sido rasgada durante a confusão. O cabo Herivelton afirma que se desvencilhou do homem e sacou a sua pistola, momento em que houve um disparo acidental que atingiu o homem na perna.

O autuado, que não foi identificado, afirma que quando os policiais chegaram na casa em que estava reunido com amigos, o som já estava com o volume baixo. Ele também disse que não praticou nenhum dos crimes dos quais foi acusado e que os policiais estão tentando justificar o fato de o terem baleado injustamente.

Segundo o depoimento do acusado, ele teria tentado sair do Bar da Dona Anita justamente na hora em que os policiais abordavam um proprietário de uma motocicleta, pois ele estava com a documentação do veículo atrasada. E que, na hora em que deixava o local em sua motocicleta, foi atingido por um disparo intencional na perna esquerda.

Os policiais teriam então prestado socorro ao acusado e, depois da alta médica, o conduziram até a Central de Flagrantes, onde foi autuado pelos crimes de Desacato, Crimes de dano e Lesão corporal.

Também foram apreendidos um veículo Chevrolet S10 e uma carteira contendo documentos pessoais e cartões bancários em nome do autuado, além de R$ 155 em espécie.

Fonte: JTNEWS

Comentários