HGV é selecionado para participar de projeto do Ministério da Saúde

A unidade vai participar do 4º ciclo do Projeto Lean nas Emergências com outras 40 unidades do país

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) foi selecionado para participar do Projeto Lean nas Emergências, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).

Foto: Portal do Governo do Estado do PiauíCom o projeto, o hospital passa, a partir de fevereiro, a receber as visitas periódicas das equipes do Hospital Sírio–Libanês
Com o projeto, o hospital passa, a partir de fevereiro, a receber as visitas periódicas das equipes do Hospital Sírio–Libanês

Apesar do hospital não ser de urgência e emergência, é a principal porta de entrada dos pacientes regulados pela Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Estado e será piloto para o Ministério da Saúde com este perfil, explica o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque.

Com o projeto, o hospital passa, a partir de fevereiro, a receber as visitas periódicas das equipes do Hospital Sírio–Libanês, parceiro do Ministério da Saúde no Projeto Lean nas Emergências. Este é o  4º ciclo do projeto no qual foram selecionados 40 unidades em todo o país. Para o diretor do HGV, significa uma oportunidade de agilizar o atendimento do paciente regulado pela RUE.

“Com a participação do HGV no projeto, o objetivo é reduzir a permanência do paciente no hospital, melhorando a organização dos fluxos e, consequentemente, podendo aumentar o número de pacientes atendidos na unidade, reduzindo tempo de espera por um procedimento”, explica Gilberto Albuquerque.

A outra vantagem, diz Albuquerque, é que os profissionais serão treinados na metodologia Lean. “A metodologia Lean reduz desperdícios e tempo, otimizando espaços e insumos”, destaca o diretor.

Ele explica ainda que, para alcançar essas melhorias, os hospitais que participam da iniciativa passam por um processo de intervenção, fase em que os profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam e reúnem-se com gestores e profissionais para identificar dificuldades e implementar ações de melhoria, utilizando ferramentas da metodologia Lean, bem como capacitando as equipes.

Essa fase dura, em média, seis meses, e após o término, o HGV passará por um monitoramento, por mais doze meses, para garantir a transformação no gerenciamento da unidade.

Fonte: Portal do Governo do Estado

Comentários