Haddad nega que governo Lula vá taxar empresas de tecnologia em resposta a Trump
A ideia é evitar um confronto direto e agir com cautela, observando se Trump de fato manterá a decisão ou poderá recuar, como já ocorreu em outras ocasiões.O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desmentiu nessa segunda-feira (10) que o governo Lula esteja preparando a taxação de plataformas digitais norte-americanas como retaliação a possíveis tarifas sobre o aço e o alumínio impostas pelos Estados Unidos. A declaração foi feita por meio das redes sociais, após rumores de que o Brasil já estaria articulando uma resposta ao presidente Donald Trump.

"Para não deixar dúvida, não é correta a informação de que o governo Lula deve taxar empresas de tecnologia se o governo dos Estados Unidos impuser tarifas ao Brasil. No mais, o governo brasileiro tomou a decisão sensata de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas e não em anúncios que podem ser mal interpretados ou revistos. Vamos aguardar a orientação do presidente", escreveu Haddad.

A manifestação do ministro ocorre em meio à expectativa sobre o anúncio de Trump, que pode elevar em até 25% as tarifas para o aço e o alumínio de todos os países. O Brasil, segundo maior exportador de aço para os EUA, seria um dos mais impactados pela medida, já que 48% do total das exportações do setor têm como destino o mercado norte-americano, gerando uma receita de US$ 5,7 bilhões em 2024.
Nos bastidores, membros do governo reconhecem que uma eventual resposta à taxação imposta pelos EUA pode ser necessária, mas evitam falar em medidas concretas antes de uma posição definitiva da Casa Branca. A ideia é evitar um confronto direto e agir com cautela, observando se Trump de fato manterá a decisão ou poderá recuar, como já ocorreu em outras ocasiões.
Fonte: JTNEWS
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça A (In)constitucionalidade do Tema 122 do TST à luz do pacto de trabalho doméstico
-
Segurança Pública Advogado é preso em flagrante por espancar a namorada dentro de casa em Teresina
-
Segurança Pública Acusado de tentar matar companheira a tiros é preso em flagrante no Promorar
-
Geral Após retirada de lesões da pele, Bolsonaro volta à prisão domiciliar
-
Geral Tenente da PM tem mal súbito e morre em piscina de condomínio em São Luís-MA
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça Tribunal de Justiça do Pará confirma liminar e anula decreto de demissão de policial penal pelo governador do estado
-
Política TCE-PI suspende pagamentos de contratos com duas empresas em Pau D’Arco do Piauí por irregularidades
-
Justiça AVANÇO: Tribunal de Justiça do Piauí, por sua Corregedoria, custeará perícias em favor de pessoas hipossuficientes
-
Geral Balanço
-
Justiça Ex-vereadora de Uruçuí faz acordo e evita processo após acidente grave com vítima lesionada