Governo do Piauí vai começar a imunização de idosos com mais de 90 anos

Está previsto a chegada de 36,8 mil novas doses da vacina contra a COVID-19, que devem ser usadas para vacinar 73% dos trabalhadores da saúde e 12 mil idosos com mais de 90 anos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou a previsão da chegada de 36,8 mil novas doses da vacina contra a COVID-19, produzida pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. 

Foto: Ascom/Governo do PiauíVacinação contra a COVID-19
Vacinação contra a COVID-19

Em nota técnica, o Ministério da Saúde comunicou a continuidade da vacinação dos trabalhadores de saúde e ampliação do público-alvo com a inclusão dos idosos com 90 anos ou mais.

A previsão é que, com as novas doses, será possível atingir 73% dos trabalhadores da saúde e vacinar 12 mil idosos com mais de 90 anos.

Até o momento, mais de 40 mil trabalhadores da saúde no Piauí foram contemplados com a primeira dose da vacina Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca. 

O secretário da Saúde do Piauí, Florentino Neto, explicou que as realidades dos municípios são distintas, assim como as redes assistenciais.

“Há locais que já estão vacinando a atenção primária e já completaram a linha de frente da COVID-19, as UTIs, emergências e, com isso, a recomendação é continuar avançando em outras estratégias para proteção dos trabalhadores de saúde. É importante priorizar aqueles que estão diretamente mobilizados na assistência aos pacientes da COVID-19 e planejar as outras áreas, de acordo com a disponibilidade das doses que estão sendo enviadas de forma gradativa pelo Ministério da Saúde”, disse o gestor.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) orientou que a segunda dose da vacina do Butantan deve ser feita com 28 dias e da Oxford/AstraZeneca com 12 semanas.

De acordo com o superintendente de Atenção Básica à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, estudos técnico-científicos apontam sobre a importância de que seja aplicado o mesmo imunobiológico na primeira e segunda dose.

“O Piauí tem observado essa orientação ao fazer a opção de guardar a segunda dose na Rede de Frio para posterior distribuição. Por isso, de todas as remessas recebidas até agora no estado, são distribuídas a quantidade necessária apenas para a primeira dose”, reiterou o superintendente.

Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí

Comentários