Governo do Piauí reforça investimentos em inteligência e integração no combate ao crime organizado
O gestor anunciou, ainda, o lançamento do programa Pacto pela Ordem, que reunirá ações de combate ao crime organizado.O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou em entrevista, nessa segunda-feira (17), os investimentos na área da segurança pública. Segundo o gestor, a principal estratégia adotada tem sido o fortalecimento da inteligência policial com o uso de tecnologias e a integração com o Poder Judiciário e o Ministério Público. O gestor anunciou, ainda, o lançamento do programa Pacto pela Ordem, que reunirá todas as ações voltadas ao combate ao crime organizado sob um mesmo planejamento estratégico.
No final de janeiro deste ano, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), divulgou o balanço do setor referente ao ano de 2024, destacando avanços significativos na redução da criminalidade no estado. Os dados foram extraídos em 06 de janeiro de 2025.
De acordo com o levantamento, o número de homicídios dolosos caiu 11,71% em comparação ao mesmo período de 2023. A queda foi ainda mais acentuada nos homicídios cometidos com armas de fogo, que registraram uma redução de 11,9%, e nos homicídios com arma branca, que apresentaram uma queda expressiva de 27,7%.
Os dados também apontam uma redução de 22,5% nos roubos de veículos e de 13,1% nos furtos em geral. No caso de aparelhos celulares, os roubos caíram 37%, enquanto os furtos diminuíram 17,8%. Por outro lado, o índice de recuperação de celulares roubados teve um aumento significativo de 68,8%, refletindo o aprimoramento nas operações realizadas de forma integrada.
Outro destaque foi a redução de 33% no total de roubos em comparação com 2023, além de uma diminuição de 12,5% no número de furtos. Paralelamente, o cumprimento de mandados de prisão registrou um crescimento de 14,2%, reforçando o compromisso com a justiça e a segurança no estado.
“Reduzimos em 50% os roubos de celulares nos últimos anos a partir de investimentos em inteligência e integração. O mesmo acontece com os roubos de veículos, que caíram mais de 20% neste ano em relação ao ano passado”, afirmou Rafael Fonteles. Segundo o gestor, essa queda impacta diretamente a diminuição de crimes violentos, como latrocínios (roubo seguido de morte). O Piauí registrou, em 2024, uma redução histórica no número de vítimas deste crime, alcançando o menor índice desde 2015.
Combate ao crime organizado
No enfrentamento ao crime organizado, o governador ressaltou que a maior parte dos homicídios no Piauí está relacionada a disputas entre facções. “Quase 90% dos assassinatos têm origem em conflitos entre grupos criminosos. Ou seja, cerca de 80% das vítimas já tinham passagem pelo sistema prisional”, explicou. Diante desse cenário, o Governo do Estado intensificou operações diárias para a prisão de criminosos reincidentes.
Pacto pela Ordem
Rafael Fonteles anunciou, ainda, o lançamento do Pacto pela Ordem, um programa que reunirá todas as ações voltadas ao combate ao crime organizado sob um mesmo planejamento estratégico. “O foco será reforçar as operações integradas de segurança pública, garantindo a prisão daqueles que insistem em cometer crimes”, concluiu.
Com essa política de investimentos em tecnologia e inteligência policial, além da atuação conjunta das forças de segurança com o Poder Judiciário e o Ministério Público, o Piauí busca consolidar um modelo mais eficiente de combate ao crime e garantir mais segurança para a população.
Fonte: JTNEWS com informações do Governo do Piauí
Comentários
Últimas Notícias
-
Justiça
Site do STF destaca ADI que invalidou lei de MG que permitia contratação sem concurso para a Polícia Penal
-
Política
MPPI aciona na Justiça, prefeito de Campo Maior por retenção indevida superior a R$ 2 milhões de empréstimo consignado
-
Política
Parecer do MPPI aponta improbidade administrativa dos deputados Franzé (PT) e Francisco Costa (PT)
-
Geral
Prefeitura de Simões (PI) firma contrato de R$ 1,6 milhão para reforma de escola municipal com prazo de seis meses
-
Justiça
Tribunal de Justiça do Piauí garante indenização a vítima de fraude bancária
Blogs e Colunas
Mais Lidas
-
Justiça
Justiça determina: advogado Marcus Vinicius Nogueira sentará no banco dos réus, no Tribunal do Júri de Teresina
-
Segurança Pública
Estudante é assassinado dentro de escola na zona sul de Teresina
-
Segurança Pública
Acusados de envolvimento na morte de estudante dentro de escola são presos em Teresina
-
Segurança Pública
Homem é morto a facadas durante briga com irmão no Litoral do Piauí
-
Justiça
Prefeitura de Flores do Piauí é alvo de quatro decisões do TCE por falhas em transporte escolar e compra de medicamentos